As principais dicas para a criação de ambientes integrados

Tempo de leitura: 5 minutos

Ambientes integrados proporcionam momentos de confraternização entre a família e amigos

Os ambientes integrados causam a sensação de amplitude do espaço e oferecem praticidade no dia a dia. Além disso, favorecem o clima de confraternização entre a família e os visitantes.

Outro ponto a ser considerado, é que essa opção permite aproveitar melhor o espaço, possibilitando melhores condições de ventilação, iluminação e circulação. Veja abaixo as principais dicas para integração de ambientes.

sala integrada

Decoração para ambientes integrados

A decoração pode ser uma aliada para reforçar o conceito de ambientes integrados. Ou seja, mais do que funcionais, os espaços podem tornar-se mais elegantes. Sendo assim é preciso que haja um investimento maior em mobiliários e eletrodomésticos, com design aprimorado.

Além de bonito, o mobiliário deve ser versátil, de modo a não comprometer a execução das atividades diárias, nem prejudicar a circulação das pessoas.

Também é importante ser criativo para tornar harmoniosa a disposição e combinação das peças. Para isso, planeje os materiais, as cores, os acabamentos, o jogo de luzes, dentre outros elementos.

Sala de jantar e estar integrada
Imagem: Sala de jantar e estar Empreendimento residencial Edifício Arnoni
Imagem ilustrativa. Obra em andamento / Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Ambientes integrados adaptados à rotina dos moradores

Ao optar por ambientes integrados, é preciso levar em consideração a rotina dos moradores. Ou seja, com a junção dos cômodos, tudo fica mais exposto. Sendo assim, o espaço precisa estar sempre organizado e ser funcional.

Além da rotina, os hábitos dos moradores também devem ser avaliados antes de se optar por esse modelo de apartamento. O compartilhamento do ambiente por pessoas com costumes muito diferentes pode gerar atritos na convivência.

Por exemplo, atividades barulhentas podem gerar incômodo para os demais moradores, caso precisem de silêncio. Ou, no caso do escritório integrado ao quarto, torna-se mais complicado separar os momentos de trabalho e descanso.

Sala de jantar e estar integrada a varanda
Imagem: Sala de jantar e estar integrada a varanda
Empreendimento residencial Edifício Yora
Imagem ilustrativa. Obra em andamento / Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Como criar ambientes integrados versáteis?

A solução para as dificuldades de convivência que podem surgir em ambientes integrados, pode ser a junção de apenas alguns cômodos, como por exemplo, a sala de estar e jantar ou a sala de jantar e varanda gourmet.

Além disso, o morador pode investir em divisórias de vidro, biombos ou portas de correr, de modo a usá-los de maneira individual apenas em determinadas ocasiões. Assim, será possível abrir a porta quando desejável ou manter o ambiente privado em outras situações.

Integração da sala de estar e jantar à varanda

Há diversos modelos de apartamento em que no projeto é reduzido o tamanho da sala de estar e jantar para que se possa investir em uma generosa varanda gourmet. Nesse caso, a integração de ambientes pode ser bastante funcional.

Ou seja, integrar a sala de estar e jantar à varanda gourmet favorece uma maior interação entre os moradores durante as refeições e permite o contato com o ambiente externo.

Além disso, a solução proporciona um espaço social arejado e iluminado. Nesse caso, para isolar o ambiente de condições climáticas extremas, como chuvas fortes, por exemplo, pode-se investir em um vidro.

Sala de jantar integrada a sala de estar e varanda
Imagem: Sala de jantar integrada a sala de estar e varanda
Empreendimento residencial Edifício Yora / Imagem ilustrativa
Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Sala para dois ambientes

A sala para dois ambientes pode transformar-se em um grande espaço para confraternização e divertimento. Com a ausência de paredes, o espaço fica mais aconchegante aos moradores e convidados.

Sala para dois ambientes
Imagem: Sala para dois ambientes Empreendimento residencial Edifício Arnoni
Imagem ilustrativa. Obra em andamento. / Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Para a criação da sala para dois ambientes, é preciso definir a finalidade de cada ambiente, de acordo com as necessidades e preferências dos moradores.

Assim, a delimitação dos espaços pode ser feita através de móveis, tapetes ou pisos diferentes. Já com relação a decoração, é imprescindível enxergar os dois ambientes como um só, de modo a manter a harmonia entre eles.   

Integração da sala e cozinha

É possível realizar a integração da sala de estar e jantar à cozinha, de modo a proporcionar agradáveis momentos de confraternização durante o preparo de receitas. Ideal para reuniões familiares ou entre amigos, não é?

Para evitar o transtorno que as frituras podem causar ao integrar os dois ambientes, pode-se investir em divisórias ou portas que podem ser fechadas apenas em momentos específicos.

Empreendimento residencial Edifício Zandona Ephram
Imagem: Empreendimento residencial Edifício Zandona Ephram
Imagem ilustrativa. Obra em andamento / Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Integração de ambiente para home office

Para que haja maior produtividade durante o home office, é preciso que haja um ambiente específico para o desenvolvimento das atividades. Sendo assim, a solução pode ser integrar o escritório ao quarto, à sala ou à varanda do apartamento.

Veja também: As vantagens dos apartamentos duplex.

Neste sentido, a Construtora Agmar oferece a possibilidade de personalização da planta, de modo a se adequar às necessidades e ao estilo de vida dos moradores.

Acesse nosso site e conheça edifícios de alto padrão com possibilidade de personalização da planta, para se adaptar aos diversos estilos e hábitos de seus moradores.