As principais dicas para iluminação de ambientes

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A iluminação pode evidenciar pontos estratégicos dos ambientes interiores, exercendo uma função decorativa e reforçando a sensação de conforto do local. Para um projeto de iluminação mais assertivo, pontos como o gosto e as necessidades do morador, assim como as características do espaço, devem ser levados em consideração na proposta do decorador.

A iluminação natural, permite economizar energia elétrica e transmite a sensação de que os ambientes são mais amplos, limpos e claros. De modo complementar, a iluminação artificial pode alterar por completo a aparência de um cômodo.

No quarto, por exemplo, a luz deve proporcionar aconchego e relaxamento, e deve haver cuidado para que ela não prejudique a saúde, humor e o ciclo de sono dos moradores. Confira abaixo alguns pontos que devem ser observados no projeto luminotécnico.

Como a iluminação pode contribuir para harmonização do ambiente?

Os projetos de luminosidade mais atuais, oferecem soluções sofisticadas, incluindo dimerizadores, usados para controlar a intensidade da luz nos ambientes, deixando o cenário mais charmoso e intimista. Há também as sancas, molduras normalmente em gesso ou madeira, instaladas no encontro entre as paredes e o teto.

Antes da aplicação, é necessário decidir todo o projeto elétrico e de iluminação, de modo a prever o que passará e o que não passará por entre o forro de gesso e simplificar na hora de escolher a posição de cada lâmpada.

Interior of a luxury living room in pastel toneFoto: Divulgação

Os spots permitem direcionar a luz para destacar objetos da decoração, valorizar espaços do ambiente, personalizar a iluminação ou trazer focos de luz para pontos estratégicos. Vale lembrar que a iluminação embutida aquece e ofusca menos do que a iluminação convencional. Outra opção são as fitas de LED, usadas para destacar painéis, nichos, cabeceiras, prateleiras e quadros.

sala-iluminacao-spot Foto: Divulgação

Ambientes pintados de cores claras, parecem mais iluminados. Os espelhos causam sensação de profundidade no espaço, como também de mais luz. Cortinas feitas em tecidos mais finos e transparentes, ajudam a conter a intensidade da claridade do sol.

 

Como usar a iluminação em cada ambiente?

Sala

A sala será o ambiente que receberá as visitas. Por isso, além de cuidados com a estética, a claridade deve valorizar o bem-estar dos frequentadores. É possível utilizar uma iluminação geral, através de lustres e painéis elétricos, ou a iluminação local, feita por abajures e focos de luz. Caso utilize abajures, procure distribuí-los com equilíbrio pelo ambiente, de forma que um lado não fique escasso.

sala-iluminacao Foto: Divulgação

Cozinha

Na cozinha o foco deve ser o local de preparo dos alimentos. Para identificar com mais precisão as tonalidades dos ingredientes na fase de preparo, prefira lâmpadas com excelente fidelidade na reprodução de cores (IRC), que alcancem um índice mínimo de 84%. Para a coifa, é indicado o mesmo tipo de iluminação, porém, com potência a partir de 50w. Opte por luminárias com tampas ou cúpulas removíveis, para facilitar a remoção da gordura.

cozinha-iluminacaoFoto: Divulgação

 

Quarto

No quarto, a iluminação incidindo diretamente sobre as pessoas que estiverem deitadas na cama pode gerar desconforto. Sendo assim, a iluminação indireta é a mais indicada, podendo ser obtida através de lustres, plafons e outros materiais que permitam uma luz difusa. A luz direta deve ser usada em situações em locais usados para leitura, assistir à TV ou se maquiar, por exemplo. O upligth permite ainda projetar a luz para cima, o que refletirá no teto e iluminará o quarto inteiro.

Iluminação-para-quarto-de-casal-Foto: Divulgação

Banheiro
Para o banheiro, é preciso considerar primeiro a iluminação geral, ou seja, a que irá preencher o espaço por inteiro. A partir disso, planeje os focos específicos para execução das tarefas, nas áreas da bancada, do box e até mesmo do vaso sanitário. Evite luzes refletoras, que criam excessos de sombras, assim como luzes que emitam muito calor. Atenção para a iluminação do espelho! Ele será muito útil na aplicação de cosméticos, e o projeto deve ser harmônico e gerar praticidade.

banheiro-iluminacaoFoto: Divulgação

Conheça através do portfólio da Construtora Agmar diversas opções de projetos residenciais com sofisticada e completa estrutura para que você desfrute de momentos de bem-estar e conforto na companhia da família. Siga-nos no Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.