Cinco dicas para acrescentar tapetes a sua decoração

De diversos formatos e estampas, os tapetes podem trazer diferentes sensações para sua residência.tapete 1

Um tapete é sempre um adicional relevante para qualquer estilo de decoração que você possa aderir. Possuindo modelos divergentes lhe dão uma imensa liberdade e podem trazer conforto e aconchego ao seu lar. Entretanto é preciso ter muito cuidado quanto a escolha de tal peça decorativa, pois, caso a escolha seja feita de maneira errônea, pode trazer a sensação pejorativa ao ambiente e fazer com que todo o restante da decoração perca sua essência.

Essa peça em questão pode ter função de delimitar espaço, ajudando na hora de posicionar seus móveis. É de extrema importância visualizar o tipo de tapete correto, verificando a necessidade do cômodo e os benefícios que ele trará para a ambientação como um todo. No momento da escolha é imprescindível considerar qual o local, a rotina familiar, e dentre outros fatores. Isso pode determinar que o tapete deva ser mais resistente, macio, e assim sucessivamente.

Em sua maioria os tapetes são divididos em duas categorias: os feitos a mão, com itens exclusivos e que precisam de cuidados extras; e os feito a máquina. Para lhe deixar livre de qualquer dúvida no momento de trabalhar em tal detalhe, veremos cinco dicas essenciais que podem facilitar todo o processo de decisão.

1. TAMANHO:

Como dito anteriormente, o tapete pode agregar a função de limitador de espaços, facilitando a posição da mobília e, visualmente, onde começa e termina seu cômodo, ou, se preferir, na circulação proposta.

É indicado que a atenção deve ser dobrada para estabelecer o tamanho adequado. Em ambientes como salas de estar, ou de TV, é importante que o tapete esteja a 20 cm (ou mais) abaixo de todos os móveis que instituem a mobília do local. Além disso, tapetes que ficam em locais de grande circulação como corredores, ou que não possuem móveis, ele deve ser posicionado e respeitar ao menos 20 cm, para que o piso fique visível de todos os lados da peça.

tapete 3

Ainda é interessante a ideia de que, em locais com mesas e cadeiras, por exemplo, o tapete seja 60 cm maior que o móvel em questão, permitindo assim que quando os assentos forem arrastados ainda entejam dentro do espaço do tapete.

 

2. FORMATO:

Em relação a esse fator o tapete lhe da muita liberdade de escolha, porém é válido pensar em algumas questões. Ambientes mais clássicos em geral ainda dão preferência aos formatos quadrados, por exemplo.

tapete4

Em decorações mais ousadas o tapete circular é uma ótima pedida, ou um modelo menor deslocado do conjunto pode trazer personalidade.

 

3. ESPESSURA:

A dica aqui é usar os modelos de gramatura baixa onde haja a sensibilidade de um conforto, ou em locais que tenham uma circulação constante. Já em locais em que a circulação é menor, onde não mexeremos com cadeiras e ficaremos a maior parte do tempo sentados, os mais altos são indicados.

tapete5

 

4. DESENHOS:

Um detalhe a ser pensado é o padrão do tapete, que deve ser parte do conjunto, juntamente com as texturas da decoração. Uma boa alternativa é usar a preferência de uma estampa da peça como base para o restante da decoração, assim permitindo a harmonização, mas em maioria esse fator é um dos últimos a ser escolhido. É importante sempre levar em conta as cores e os temas selecionados.

tapete6

5. REGRA BÁSICA:

No caso de nenhum dos detalhes acima ajudar com que o seu tapete se harmonize com seu ambiente, um dos princípios básicos é combina-lo com as almofadas. Mas não somente nesses casos, tal combinação pode trazer mais destaque a sua decoração mesmo que o tapete já esteja completamente dentro do conjunto. A riqueza está dentro destes detalhes.

tapete7

A Agmar oferece apartamentos amplos e que podem se encaixar aos mais diferentes tipos de decoração.

Com mais de 40 anos de experiência, busca o aprimoramento contínuo da qualidade de seus serviços, oferecendo projetos residenciais que reúnam tecnologia e sofisticação, para garantir o conforto e a comodidade indispensáveis ao bem-estar de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *