Como o corretor de imóveis pode ajudar na compra do apartamento?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. A profissão surgiu no século XX, com o desenvolvimento urbano durante o período colonial, quando fazendeiros começaram a comprar ou alugar casas nas cidades, através de anúncios em jornais e propagandas em comércios e ruas.

No Brasil a categoria surgiu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Com a expansão da atividade, em 1937 houve o surgimento do Sindicato de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro. Em 1942, o Ministério do Trabalho intitulou a profissão como corretor de imóveis, quando, na mesma época, o Sindicato de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro, em conjunto com o de São Paulo, lançou o decálogo do corretor de imóveis, disponibilizando informações sobre a conduta dos profissionais.

Mas afinal, como um corretor de imóveis pode ajudar na compra de um apartamento?

 

Ele possui experiência de mercado

A aquisição de um apartamento é um alto investimento, sendo assim, é apropriado consultar um especialista. É importante ter em mente, que o corretor imobiliário não é um vendedor. Esses profissionais dispõem de informações, experiência de mercado e treinamento especializado para oferecer as melhores soluções apropriadas aos interesses dos futuros compradores.

 

Ele oferece soluções mais assertivas

Por possuir um portfólio de opções, ele está apto para atender às necessidades de cada perfil de cliente. Assim, o tempo de procura de um apartamento é otimizado. Antes de fechar negócio, busque por referências sobre a idoneidade e honestidade do profissional, e consulte seu histórico no mercado de trabalho. Inclusive é válido averiguar se ele não está respondendo a processos judiciais.

 

Ele proporciona segurança na compra

Além disso, o corretor de imóveis possui conhecimentos para lidar com a parte burocrática da compra, como contratos e análises de documentos que garantirão a segurança do investimento financeiro. Para que a compra seja efetivada com tranquilidade, é importante se atentar ao registro do profissional. A Lei Federal nº 6530/1978 regulamenta a profissão dos corretores e determina os órgãos regulamentadores da profissão. Para atuar no mercado de trabalho, o corretor de imóveis precisa completar o curso de capacitação como Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) e se registrar em um Creci.

 

Avalie as características sobre o perfil do corretor de imóveis

Características pessoais do profissional podem favorecer ou dificultar a negociação. Aspectos como a falta ou o excesso de agilidade nas negociações, objetividade, ausência de discrição, dentre outros, podem tornar o processo embaraçoso para o comprador.

Para identificação do perfil do corretor imobiliário, é valido conversar com o profissional, tirar dúvidas e avaliar se ele é a pessoa adequada para conduzir a negociação do seu imóvel.

O corretor de imóveis deve conquistar a sua confiança e atender às suas expectativas.

A Construtora Agmar dispõe dos melhores profissionais, desde o planejamento da obra até o pós-venda, de forma a oferecer a você e sua família tranquilidade e segurança na aquisição do seu imóvel. Acesse nosso site e Instagram e consulte nossas oportunidades de investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.