Conheça a rede hidráulica em PEX

Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda como a tubulação PEX garante menor risco de vazamento e maior vida útil para as instalações hidráulicas do seu apartamento e de todo o condomínio.

No universo da construção civil é comum a criação de materiais e elementos que otimizem a obra e ofereçam maior garantia de desempenho ao cliente. Nesse contexto o PEX aparece como um dos recursos mais interessantes para a composição de redes hidráulicas. 

O PEX é um sistema flexível de tubulação criado na Europa, confeccionado em polietileno reticulado. O sistema traz uma tecnologia capaz de reduzir o número de conexões e o tempo de montagem, o que racionaliza o processo como um todo.

Vamos agora entender como esse sistema de tubulação funciona na prática e quais suas maiores vantagens.

PEX

Funcionamento

O sistema PEX parte do princípio de uma tubulação flexível, responsável pela condução da água fria ou água quente para seus devidos destinos em instalações prediais de água. 

A tubulação é constituída de conexões metálicas com anel deslizante e corpo em latão.  O sistema flexível reduz o número de conexões necessárias para o seu funcionamento, por meio de uma instalação fácil e ágil. A redução de conexões como joelhos e cotovelos, tão necessárias em sistemas convencionais, diminui a probabilidades de vazamentos. E as funcionalidades do PEX podem também ser aplicadas aos sistemas de gás e ar condicionado das construções.

Veja também: Água individualizada: entenda sobre a medição

Vantagens

As principais vantagens do sistema de tubulação PEX são:

  • Menor risco: por oferecer uma redução de conexões notória, a tubulação PEX garante menor risco de vazamentos no sistema.
  • Redução de tempo: por ser de fácil instalação o sistema PEX otimiza o tempo gasto na montagem, agilizando assim todo o processo na construção.
  • Facilidade de instalação: a instalação é tão fácil que dispensa mão de obra especializada para tal. Bastando profissionais aptos para essa etapa da construção.
  • Durabilidade e resistência: o material do PEX e possui alta resistência química, é resistente à pressão e à temperatura, proporcionando maior vida útil à tubulação.
  • Economia financeira: além de não possuir grande diferença em valores dos sistemas de tubulação convencionais, o PEX garante menos gasto com manutenção.
  • Segurança: por todas as vantagens acima mencionadas o PEX proporciona maior segurança para os moradores, assim como para os construtores.

Enfim, a tecnologia PEX é utilizada no Brasil desde 1990 e vem apresentando crescente aceitação no mercado da construção civil pelos claros benefícios citados acima. E ainda, é sempre bom lembrar, o sistema é compatível com rede hidráulica, de gás e de ar condicionado, e pode ser utilizado em todo processo de tubulação do prédio.

Ao avaliar um apartamento, inclua em sua pesquisa o sistema de tubulações e dê preferência para prédios que adotaram o PEX como sistema flexível de alta performance.

Os edifícios Agmar possuem a tecnologia PEX em toda sua rede, proporcionando segurança e bem estar aos moradores. Acesse nosso site e confira os nossos empreendimentos em construção.