Decoração: A elegância do estilo rústico e moderno

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O estilo rústico tem como inspiração materiais muito naturais, como fibras, cerâmica, madeira e pedra e é igualmente adequado para o campo e para a cidade. Atualmente, na decoração de interiores, há um equilíbrio entre o moderno e o rústico, tornando o ambiente caloroso e acolhedor. Já na decoração moderna, usa-se materiais leves como móveis de vidro, alumínio e elementos decorativos contemporâneos. O rústico e o moderno, se combinados de maneira harmoniosa, deixa o espaço aconchegante e leve, com um toque de sofisticação, o que certamente deixará um visual marcante.

 

Rústico minimalista

A decoração rústica e minimalista consiste em usar materiais naturais, porém, com paredes livres, móveis com linhas simples e em pouca quantidade em cada ambiente. De forma a melhorar o contraste, é importante destacar tons claros, assim como a iluminação e potencializar sempre que possível a iluminação natural.

rustico-minimalistaFoto: Divulgação

Rústico e moderno

Para uma mistura entre o moderno e o tradicional, sem perder a essência, é válido apostar em materiais modernos, que mantenham a aparência simples e natural, inclusive quando se trata de eletrodomésticos e móveis. Prefira itens com design simples, que mantenham a harmonia cromática. Assim será possível combinar as características básicas do estilo com o conforto que a tecnologia proporciona. O traço decorativo pode mantido inclusive no sistema elétrico e nos encanamentos.

madeira-mesa-cadeiras-luminaria-quadroFoto: Divulgação

Rústico Shabby Chic

O estilo Shabby Chic vai ao encontro do estilo rústico. Nele, são mantidos os tecidos e materiais naturais, especialmente a madeira, combinando modernidade e tradição. Para isso, escolha madeiras luxuosas com acabamento natural. A mistura pode ocorrer em móveis e também no piso. Neste estilo predominam os tons pastéis, em conjunto com o branco, dando a impressão de que os ambientes são mais iluminados e maiores. Plantas e objetos em porcelana dão um charme a mais ao ambiente.

shabby-chic-agmarFoto: Divulgação

Estilo rústico industrial

Outra variação do estilo rústico é o rústico industrial. Esse conceito mantém as características básicas do industrial, incluindo tijolos à vista, metais, cimento e móveis vintage. Para dar um toque rústico à decoração, acrescente móveis ou pisos de madeira, inclusive com algumas imperfeições, propositais ou não. Uma cadeira de balanço ou um baú, típicos das casas de campo, darão um toque especial ao ambiente. Introduza plantas e tecidos naturais, em tapetes, cortinas ou cobertores.

espaco-gourmet-estilo-rustico-industrial-contemporaneo-tijolinho-pendente-decor-salteado-2Foto: Divulgação

Na sala

Para conferir um toque rústico e moderno à sala, pode-se incluir tapeçaria e cortinas rústicas, combinados com móveis em madeira. Para contrastar aposte em luminárias modernas e cores suaves.

sala-rustica-moderna-768x512Foto: Divulgação

 

Na varanda

Por causa da proximidade do ambiente com elementos da natureza, as áreas externas são ideais para a decoração rústica. Para dar um toque de leveza, é necessário equilibrar os elementos, para que um não se sobreponha ao outro. Experimente usar vigas de madeira aparentes e paredes de pedra em contraste com um mobiliário moderno, para trazer harmonia ao ambiente.

Varanda-gourmet-para-apartamentos-02Foto: Divulgação

No quarto

Para não exagerar, no quarto, o ideal é incorporar um ambiente neutro e moderno com apenas alguns toques que remetem a elementos da natureza. Ou ainda, compor paredes rústicas, de tijolo aparente, com móveis modernos.

quarto-rustico-agmarFoto: Divulgação

 

No banheiro

Peças de madeira podem ser reaproveitadas e tratadas para montar uma bancada, um nicho, uma prateleira e outros objetos do banheiro. Esse tipo de decoração é perfeito para trazer o aconchegante clima campestre, seja em um lavabo ou no banheiro completo.

banheiro-rustico-agmarFoto: Divulgação

Acesse o site da Construtora Agmar e conheça os empreendimentos de alto padrão para proporcionar conforto e bem-estar a você e sua família. Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.