Decoração: Como usar as cores nos ambientes

O ambiente exerce influência no comportamento de quem o frequenta. As cores são responsáveis por alterações comportamentais e influencia no bem-estar e na produtividade. Para um projeto bem sucedido é necessário ter sensibilidade e visão de conjunto, além do domínio das leis que regem a percepção visual.

Para definição dos tons, o primeiro passo é avaliar o estilo do ambiente. Analise a dimensão do espaço, a iluminação, a sua função e a personalidade do morador. Entender a teoria cromática e as suas combinações é fundamental, pois serve como ferramenta para alterar a aparências dos espaços, sendo capaz de expandir visualmente ou encolher e até mesmo de produzir emoções. Por isso, é importante conhecer os seus efeitos no comportamento.

Os tons frios transmitem a sensação de serenidade e relaxamento. Geralmente são usados quando se tem como objetivo uma decoração clean e são ideais para espaços sóbrios. Os tons quentes causam o sentimento de alegria e aconchego. Eles trazem um aspecto divertido e descontraído ao espaço. Geralmente são usados em áreas de convívio social, como a sala de estar, por exemplo. Por serem intensos, o ideal é que a cor principal seja balanceada com as neutras.

 

Como combinar as cores

O círculo cromático é dividido em cores análogas, complementares, tríades e monocromáticas. Utilizar técnicas de harmonização permite fazer combinações mais assertivas. As cores complementares são opostas e as análogas encontram-se imediatamente ao lado umas das outras. Já as monocromáticas são nuances do mesmo tom. São os chamados “degradês” ou ‘tom sobre tom”.

circulo-cromatico

 

Para quem deseja causar impacto na decoração, principalmente em ambientes mais descontraídos, é interessante usar cores complementares. Pode-se também escolher um tom claro como dominante, enquanto os demais sejam usados nos detalhes, como em objetos de decoração, por exemplo. Em ambientes pequenos, essa dica é fundamental, tendo em vista que a coloração quente e vibrante traz a sensação de que o cômodo é ainda menor.

 

Efeito das cores

Amarelo

O amarelo é uma cor alegre, energizante e traz luz ao ambiente, remetendo ainda à modernidade e descontração. Ela inspira sentimentos como o otimismo, o entusiasmo e estimula a criatividade. Para um melhor equilíbrio, o amarelo intenso pode funcionar melhor nos detalhes. Experimente incluí-lo nos objetos decorativos, por exemplo.

decoracao-amareloFoto: Divulgação

Laranja

O alaranjado é a cor da juventude, da vitalidade e do dinamismo. Ele inspira calor e confiança. Estudos apontam ainda que ele influencia o apetite, sendo assim, uma boa opção é usá-lo para compor a decoração da cozinha.

cozinha-laranjaFoto: Divulgação

 Azul

O azul transmite calma e tranquilidade. É ideal para os quartos, por ser um eficaz indutor do sono. Porém, em excesso pode promover estados depressivos. Muito usado em ambientes corporativos, pois representa profissionalismo e seriedade.

decoracao-azulFoto: Divulgação

Tons neutros

O bege, o branco, o cinza e o preto inspiram neutralidade e elegância. O branco transmite amplitude e luminosidade. O preto e o cinza são cores ligadas a sofisticação. Misturar esses tons a outros mais vibrantes pode ser uma ideia interessante.

decoracao-pretoFoto: Divulgação

Verde

O verde é uma cor fresca e revigorante. Está associada ao progresso mental e físico. Traz harmonia e é ideal para reconfortar e favorecer o relaxamento e transmite a sensação de equilíbrio, serenidade, bem-estar e esperança.

decoracao-quarto-verdeFoto: Divulgação

Rosa

O rosa representa o romantismo e a delicadeza. Se usado em conjunto com o preto forma uma combinação forte e vibrante. Se atrelado ao cinza, confere modernidade e neutralidade ao ambiente.

JsvoYUzYzcNk1iuQkksnFoto: Divulgação

 

Estilos de decoração

 

Romântico

Uma paleta de cores suave é a premissa para criar um ambiente romântico. Busque principalmente na tonalidade rosa a inspiração para criar um visual delicado e aconchegante.

 

Moderno

O estilo moderno é caracterizado pela ousadia, sem deixar de lado o visual clean. Para conferir personalidade combine tons marcantes com discretos.

 

Étnico

Através da alusão a diversas culturas, o estilo étnico cria combinações surpreendentes. O contraste entre cores fortes cria um ambiente inovador e de personalidade.

 

Retrô

Tendo como principal referência os anos 1970, o estilo retrô torna o ambiente mais jovial. Para isso, é indicado abusar dos tons vibrantes, realçando a geometria dos acessórios, o que certamente vai gerar combinações instigantes.

 

Rústico

Os tons terrosos são a escolha ideal para quem deseja levar um pouco de natureza para o ambiente. A harmonia pode ser criada através de fibras naturais e da madeira dos móveis, além dos objetos decorativos.

 

Minimalista

Aqui “menos é mais”. Os tons discretos com foco no cinza e no off-white classificam o estilo minimalista. Para dar um toque vibrante ao local basta investir em detalhes coloridos.

 

Clássico

O tradicional é um estilo que não deixa de ter adeptos. Para isso, invista em tons de bege e em cores sóbrias, o que certamente vai garantir elegância e sofisticação.

 

Acesse o site da Construtora Agmar e conheça os empreendimentos de alto padrão com projetos arquitetônicos sofisticados e exclusivos, para proporcionar conforto e bem-estar a você e sua família. Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *