Designer de interiores ou arquiteto: Qual devo contratar?

Designer de interiores ou arquiteto: Qual devo contratar?
Designer de interiores ou arquiteto: Qual devo contratar?

 

A escolha do profissional responsável por auxiliar a projeto, reforma ou decoração da casa é sempre um processo delicado. Uma dúvida recorrente é sobre quem contratar: Designer de interiores ou arquiteto?

O que poucas pessoas sabem, é que apesar de serem duas ocupações com diversos pontos em comum, existem distinções que auxiliam o cliente no momento de optar por um ou outro profissional ou, em alguns casos, até os dois.

Seja através do bacharelado (arquitetura e design de interiores) ou técnico (design de interiores), ambos profissionais precisam de formação para exercer as devidas funções.

Na condição de arquiteto, seu registro profissional fica a cargo do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), enquanto os designers são representados pela ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores).

Tanto arquitetos quanto designers de interiores podem realizar projetos, conceber plantas baixas e projeção de ambientes.

Todavia, apenas o arquiteto possui qualificação legal para assinar o laudo de responsabilidade técnica – chamada de RRT, que responderá civil e criminalmente por qualquer irregularidade da atividade que será exercida.

Visto que será necessário realizar uma transformação que inclua mudanças de estrutura  que envolva demolição, construção de paredes, mudanças de ponto pontos de hidráulica e gás é preciso emitir um parecer técnico.

Neste âmbito, você vai precisar de um arquiteto ou pode optar por realizar o trabalha com os dois profissionais.

O trabalho do designer de interiores foca, sobretudo, na elaboração de um ambiente interno que siga as normas de funcionalidade, ergonomia, acústica, iluminação e térmica, sem renunciar a estética.

Habitualmente, os projetos são planejados e realizados respeitando a particularidade de cada ambiente e podem incluir a criação personalizada de mobiliário, objetos de decoração e também paisagismo.

É recomendável que todos os profissionais devem estar envolvidos desde a elaboração do projeto  para que a proposta siga de acordo com as especificações do cliente e do profissional contratado.

 
Conheça os melhores imóveis de alto luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *