Dicas para a escolha das cortinas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

cortina-pesada-600x393

A seleção das cortinas é sempre um processo delicado. Bem escolhidas e, a depender dos objetivos do projeto de decoração, elas auxiliam a conservação de móveis e tecidos, evitando desbotamentos, complementam o tema da decoração ou reduzem o volume de ruídos externos.

A seguir, separamos algumas dicas para facilitar o momento da definição.

Tamanho e instalação

Na hora da escolha, o primeiro passo será, sem dúvidas, saber o tamanho adequado à cortina.

A recomendação dos especialistas é acrescentar, no mínimo, 40 centímetros laterais ao tamanho da janela, preservando os 20 cm de folga em cada lado, folga essa necessária à preservação estética da cortina e à proteção de sua função primária, de reduzir a luminosidade do ambiente, mesmo diante da ação natural do vento.

cortina decoração

Entre as dicas de instalação estão as cortinas embutidas e as cortinas instaladas com varões e ponteiras sofisticadas, esta, uma opção mais prática, até mesmo para a limpeza.

É importante atentar, ainda, para a luminosidade lateral das janelas. Uma das técnicas empregadas é o uso de peças de gesso, para portas e janelas maiores. Outra dica são os painéis de madeira emoldurando pequenas janelas.

Função e ambiente

Indispensáveis para a decoração de ambientes, as cortinas concentram, ainda, as funções de controle da luminosidade, temperatura e garantia da privacidade dos ocupantes.

Se a função é arrefecer ambientes de profusa luminosidade, com alta incidência de luz solar, é importante evitar tons muito escuros que acabam absorvendo o calor e provocando efeito reverso, de  aquecimento. Para esses casos, uma dica: cortinas claras, com mais de uma camada de tecido.

Se o objetivo é aproveitar a luminosidade, ter certa privacidade, sem, contudo, provocar o completo ofuscamento da paisagem exterior, cortinas leves e fluidas, já que filtram a claridade sem bloqueá-la.

cortinas

Quartos se beneficiam com o blackout, cortinas mais densas e de dupla camada de tecido, deixando o ambiente mais escuro e fresco. Já as salas são tradicionalmente decoradas com tecidos mais leves e transparentes, como a seda e o voil.

Ambientes com funções muito específicas também devem ser avaliados separadamente, como é o caso da sala de televisão ou projeção. Nesses espaços é fundamental controlar a iluminação, evitando toda e qualquer luminosidade externa. Além das cortinas densas e bloqueadoras, as persianas automatizadas também são uma boa opção.

cortinhas-para-cozinha-1

No caso de banheiros e cozinhas, que produzem umidade e gordura, o uso de cortinas de tecido deve ser desaconselhado, de forma a evitar mofo e garantir a higiene do ambiente. Nesses casos, prefira persianas, que são mais fáceis de esterilizar.

Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.