Dicas para a mesa de centro

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Já se foi o tempo em que as mesas de centro possuíam papel tímido na decoração, mantendo apenas a função de apoio para as pessoas que estão no sofá. Hoje, extremamente versáteis, elas têm papel de destaque na composição de uma sala de estar, incrementando a ornamentação e ajudando a delimitar o ambiente.

Para explorar todo seu potencial decorativo, com as diversas opções de materiais e formatos é preciso observar, primeiramente, as características do espaço para tornar o ambiente equilibrado e funcional.

Analisar as distâncias necessárias à circulação, a altura adequada em relação ao sofá, os hábitos dos moradores e a disposição dos móveis ao redor será indispensável para inferir pela adequação de uma mesa de centro ou lateral, seu tamanho, formato e material.

decoracao-sala-de-estar-31

Entre as dicas mais comuns dos especialistas estão a distância mínima de 50 cm da mesa em relação aos móveis em redor, priorizando a circulação das pessoas, bem como a proporção entre a altura da mesa e a dos assentos do sofá, para maior conforto dos ocupantes.

Outra recomendação recorrente se relaciona ao formato. Salas de estar retangulares, por exemplo, se beneficiam de mesas de centro alongadas como as ovais e retangulares, que ajudam a criar a sensação de continuidade no espaço, sem recortá-lo. Enquanto isso, as salas quadradas aceitam bem mesas redondas ou igualmente quadradas, mantendo equilíbrio e proporção do espaço.

Atentar-se ao ritmo dos moradores também é importante para identificar o tipo de mesa adequada, sempre tomando cuidados especiais com quinas e o tipo de material utilizado na fabricação do móvel caso haja presença de crianças menores, moradores com restrições em mobilidade e animais de estimação.

sala-abajur

Finalmente, no momento de decorá-la é preciso respeitar o equilíbrio dos objetos, utilizando elementos que conversem entre si em termos de simetria, volumetria, cores e texturas. A mesa de centro é, ainda, ótima oportunidade de explorar objetos pessoais, que transmitam o estilo de vida do anfitrião, construindo uma decoração realmente personalizada.

Conheça os melhores imóveis de alto luxo de Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.