Dicas para economizar água em casa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No dia 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data alerta para a urgência da preservação desse recurso finito e imprescindível para a sobrevivência.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo são privadas do direito à água, mesmo o acesso a esse recurso e ao saneamento sendo reconhecido internacionalmente como um direito humano.

Ainda que o nosso planeta seja constituído por aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de todo esse volume é adequado para o consumo humano. Sendo assim, ações para economia e reutilização da água no dia a dia são de absoluta importância para garantir que as gerações futuras possam ter acesso a esse recurso.

 

agua

 

Confira abaixo algumas dicas para que a economia  se torne um hábito durante a realização das tarefas do dia a dia.

Conscientize a família

A primeira medida para economizar água é conhecer o consumo da família. Para isso, consulte a conta e verifique o gasto mensal. Dessa forma, será possível fazer uma comparação entre os meses, além de planejar formas de economizar. Além disso, é importante conscientizar a família sobre a necessidade de economia.

 

Regue as plantas em horários assertivos

Nos dias quentes, regue as plantas pela manhã ou à noite, para reduzir a perda de água através da evaporação. Já no inverno, basta regar em dias alternados.

 

Economize na hora de lavar a louça

Para economizar água na hora de lavar a louça, é importante limpar os restos de comida dos pratos e das panelas. Depois disso, molhe todas as peças de uma vez e feche a torneira enquanto ensaboa.

 

Descarte o óleo de cozinha da maneira correta

O descarte do óleo de cozinha não pode ser feito através do ralo das pias. Além de entupir o encanamento, ele polui a água. Nesse caso, é preciso procurar um local adequado que encaminhe o resíduo para reciclagem.

 

Feche a torneira para escovar os dentes

Uma grande quantidade de água é desperdiçada enquanto a torneira fica aberta durante a escovação.

 

Lave roupas com menor frequência

Evite lavar uma quantidade pequena de roupas. Deixe acumular o máximo de peças, para então usar a máquina de lavar. Além disso, uma dica importante é reaproveitar a água da máquina de lavar para outras tarefas domésticas.

 

Não jogue lixo nas ruas

O descarte incorreto do lixo, sobretudo nas ruas, prejudica os sistemas de abastecimento de água da cidade.

 

Como economizar água nas áreas comuns?

É importante que os moradores fiquem atentos à utilização de água nas áreas comuns do condomínio. Por isso, proponha o uso de regadores e baldes em substituição à mangueira para regar o jardim e limpar as áreas de lazer.

quadra Yora
Quadra poliesportiva / Edifício Residencial Yora / Imagem ilustrativa

 

Além disso, é necessário cobrir a piscina do condomínio quando não estiver sendo utilizada. Dessa forma é possível reduzir significativamente a evaporação da água, o que representa economia de água.

Avalie também se o empreendimento possui poço artesiano, o que garantirá o abastecimento mesmo durante os períodos de racionamento. Outra medida é verificar se há medição individualizada da água, o que permitirá a cada morador pagar um valor proporcional ao seu consumo.

 

Instalações residenciais

Atitudes para economia de água devem ser tomadas também com relação às instalações residenciais, dentre elas:

  • Identifique e conserte vazamentos
  • Feche o registro quando for viajar
  • Faça a manutenção do ar condicionado
  • Troque ou conserte torneiras que estejam pingando
  • Regule as válvulas das descargas
  • Verifique o relógio de água. Caso os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento

A Construtora Agmar busca, em suas ações, incentivar sempre a prática sustentável e o respeito aos recursos hídricos.

Acesse nosso site e conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.