Especial Dia das Crianças: Inspirações para decoração de quarto infantil

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Decorar um quarto infantil, pode ir muito além do tradicional. Para criar o quarto dos sonhos, com um ambiente funcional e personalizado, preparamos algumas dicas que ajudarão a compor o projeto de decoração do espaço.

Necessidades e preferências

Em primeiro lugar, o quarto infantil deve ser funcional, porém, é importante considerar que a criança deve se sentir à vontade no ambiente. Portanto, a decoração deve refletir seus gostos e personalidade. Brinquedos e livros devem ser deixados ao alcance da criança, para que ela desenvolva autonomia e senso de organização. Invista em um espaço que estimule a criatividade ao mesmo tempo que proporcione conforto e segurança.

quarto-infantil-decoracaoFoto: Divulgação

Funcionalidade

A praticidade também é um fator indispensável e necessária para que a criança explore o local com liberdade. O quarto deve ser multifuncional, para que, além de dormir, a criança possa brincar no espaço e fazer tarefas escolares. Crie um ambiente estimulante para brincadeiras que ao mesmo tempo proporcione aconchego e leveza para o descanso. Incremente com um tapete lúdico e confortável para que ela possa brincar no chão. Puffs e almofadas também podem ser usados para decorar e interagir.

quarto-criancaFoto: Divulgação

Iluminação e Ventilação

Para que a criança possa desenvolver as suas atividades com qualidade, o quarto deve ser arejado e bem iluminado. Dê preferência à iluminação e ventilação naturais, para criar uma atmosfera saudável. Luzes artificiais podem ser usadas como iluminação indireta. Uma luz mais fraca, que ilumina pequenas partes do ambiente pode contribuir na hora do sono, criando uma sensação de suavidade a aconchego, o que acalma a criança. Utilize luminárias e sistemas de dimerização (dimmer) para controlar a intensidade da luz. As persianas também são ótimas aliadas para conseguir equilíbrio. Luzes coloridas possibilitam a criação de cenários lúdicos e temáticos.

quarto-iluminado-infantilFoto: Divulgação

Cores e Decoração

Cores neutras e claras transmitem tranquilidade, indispensável na primeira fase da infância. Já na fase infantil, a utilização de cores vivas e elementos coloridos estimula a criatividade e torna o ambiente mais alegre, desde que dosadas com cores claras, que auxiliam no relaxamento. Uma dica é pintar apenas uma parede com cores vivas e deixar as outras brancas. A harmonia pode ser criada misturando-se as cores dos móveis, armários, organizadores e demais elementos da decoração. Para maior versatilidade, é possível personalizar as paredes com adesivos e papéis de parede.

cores-quarto-infantilFoto: Divulgação

Parede Interativa

Uma dica para tornar o ambiente mais criativo é ter uma parede de tinta especial que imita uma lousa de giz, própria para que as crianças desenhem e rabisquem. É importante deixar claro para os pequenos que aquela parede é o limite, para que não saiam desenhando pelo restante da casa.

lousa-preta-quarto-infantilFoto: Divulgação

Atemporalidade

Tendência na decoração, os móveis adaptáveis acompanham o crescimento da criança, podendo ser aproveitados atual até a fase juvenil. Além disso, é uma escolha consciente, pois evita o consumo desnecessário para quem prefere optar por itens duráveis e de qualidade. A praticidade também deve ser levada em consideração, para que ela possa explorar o local com liberdade e segurança, contribuindo inclusive para manter a organização do ambiente. Além disso, os móveis devem ser robustos, para que resistam às atividades e brincadeiras.

quarto-infantil-atemporalFoto: Divulgação

Ambiente Lúdico

O lúdico é indispensável na decoração do quarto infantil. O ambiente deve ter um espaço próprio para brincadeiras e arte. Explorar cores e temas em objetos decorativos facilita a troca da decoração conforme o crescimento da criança. Para isso, podem ser usadas mesas, cadeiras, quadro, pinturas, adesivos e luminárias. Os móveis podem ser a principal atração. Com diversas opções de design, a cama pode fugir do tradicional e se tornar estrela do quarto. Para deixar o quarto especial e íntimo, peça para que a criança contribua com sugestões e participe do processo. Consultar suas preferências ajudará no processo de formação e conscientização da própria identidade.

cama-ludica-infantilFoto: Divulgação

Segurança

Outro fator indispensável na decoração do quarto infantil é a segurança, principalmente para as crianças menores. Tomadas devem ter protetores, lâmpadas e luminárias devem ser protegidas, os móveis podem ter cantos arredondados ou com protetores. Além disso, itens de vidro devem ser evitados. Confira a indicação etária dos brinquedos escolhidos e evite os que contenham peças muito pequenas. Talcos, perfumes e pomadas devem ser mantidos fora do alcance das crianças. O mobiliário deve estar bem preso à parede, para evitar possíveis quedas.

quarto-infantil-segurançaFoto: Divulgação

Organização

Manter a organização em meio a tantos brinquedos, livros e bichos de pelúcia é uma tarefa difícil. Pensando nisso, há muitas maneiras de evitar que as crianças se percam em meio ao caos. É importante que haja espaço disponível para o armazenamento de todos os itens. No espaço podem ser usados prateleiras e caixas organizadoras, que contribuem também para decoração do local. Invista também em cômodas, armários e estantes. Seguindo essas dicas, o ambiente vai se tornar o ambiente tem grandes chances de se tornar o ambiente preferido dos pequenos!

organizacao-quarto-infantilFoto: Divulgação

Tendências para 2019

  • Montessorianos

Criado pela pedagoga e educadora Maria Montessori, o objetivo do quarto montessoriano é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança, para que ela desenvolva a sua autonomia e liberdade com segurança. Um quarto para crianças, e não para adultos. Seguindo o conceito, um bom investimento pode ser a cama montessoriana, que substitui o berço e pode ser usado ao longo dos anos, mesmo após o crescimento do bebê.

quarto-montessorianoFoto: Pinterest
  • Minimalismo

No minimalismo a premissa é o conforto. Ele caracteriza mais do que uma tendência de decoração: um estilo de vida. Para isso, a decoração conta apenas com o que mais necessário. Poucos móveis e cores neutras, tanto nas paredes, roupas de cama e em acessórios, para garantir mais espaço para diversão e para o descanso.

quarto-infantil-minimalistaFoto: Pinterest

Para diversificar as atividades das crianças, além de criar espaços criativos no quarto, é possível planejar brincadeiras inovadoras usando as áreas de lazer do seu condomínio. Fizemos um texto especial sobre esse assunto. Acesse aqui.

Para diversificar as atividades das crianças, além de criar espaços criativos no quarto, é possível planejar brincadeiras inovadoras usando as áreas de lazer do seu condomínio. Fizemos um texto especial sobre esse assunto. Acesse aqui.

Através do portfólio da Construtora Agmar é possível conhecer diversas opções de projetos residenciais com sofisticada e completa estrutura para que você desfrute momentos inesquecíveis de alegria e descontração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.