Estilos de Decoração: Retrô

Na nossa série sobre os estilos de decoração, já tivemos a oportunidade de abordar o moderno, o industrial, o clássico, o rústico e o contemporâneo.  

Nesta oportunidade vamos apresentar o retrô, outro estilo de decoração muito utilizado atualmente.

sala retrô colorida

O estilo retrô apresenta uma releitura do passado, incorporando elementos de décadas anteriores, como os anos 60 e 70, a projetos de decoração contemporâneos e modernos.

Ao contrário do que muitos pensam, os termos retrô e vintage não são sinônimos, mas sim estilos diferentes.

Enquanto o retrô tem no passado apenas uma inspiração, atualizando determinados elementos então utilizados, o vintage é um resgate fiel, com peças, artigos e acessórios do próprio período escolhido.

Assim, na decoração retrô é preciso ficar atento à escolha dos elementos e ao equilíbrio entre o passado e o presente para não ultrapassar as barreiras do vintage.

cozinha retrô bancada verde

Entre as características principais do retrô está o grande impacto visual do estilo, seja pelas texturas e estampas marcantes ou a utilização de cores fortes em objetos e móveis.

A aplicação das estampas e cores pode ser feita de diversas maneiras, tintas e papéis de parede, adesivos e outros revestimentos.

Poá, xadrez, formas geométricas e florais são aplicações típicas do estilo. Os tons pastéis de verde, rosa e amarelo, assim como o azul bebê, dourado e lilás também são muito utilizados em estampas, enquanto os tons quentes de vermelho, amarelo e rosa são mais explorados em objetos e móveis.   

As características do mobiliário em destaque no retrô também são muito marcantes, especialmente se a homenagem é dos anos 70. Mais baixos e de linhas retas e sofisticadas, os móveis do período são, notadamente, os sofás largos e longos, as cadeiras e as poltronas arredondadas, com utilização de apoios (pernas) pontiagudos e finos, sempre à vista.

Entre os materiais empregados no retrô, os cromados, espelhados, as superfícies lisas e brilhantes. Tapetes felpudos, móveis em madeira natural e azulejos geométricos também são aplicados frequentemente, criando combinações inusitadas e surpreendentemente equilibradas.
sala retrô vermelha

A Agmar oferece imóveis residenciais amplos, adequados aos mais variados e exigentes estilos de decoração. Com mais de 40 anos de experiência, busca o aprimoramento contínuo da qualidade de seus serviços, oferecendo projetos residenciais que reúnam tecnologia e sofisticação, para garantir o conforto e a comodidade indispensáveis ao bem-estar de seus clientes.

Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *