Férias escolares em casa: como usar as áreas de lazer de forma criativa

No período de férias escolares o desafio é entreter as crianças. Para evitar que os pequenos passem muito tempo na frente da TV ou do celular, é possível organizar atividades de recreação usando os espaços da área de lazer do seu condomínio. Separamos algumas dicas para que você possa criar uma programação que estimule o desenvolvimento infantil, desperte a curiosidade e traga desafios. Não vão faltar diversão e boas histórias para contar.

Mini torneio de futebol

É possível realizar um mini torneio de futebol usando a quadra do condomínio. Para isso, o primeiro passo é a organização do evento. Comece fazendo o levantamento do número de crianças disponíveis e divida em equipes. Para isso, vale convidar os amigos da escola ou do bairro. Que tal chamar aquele tio que é professor de educação física para fazer parte do jogo como juiz? Para deixar o torneio mais divertido, uniformes personalizados e prêmios para os competidores. Durante os dias dos jogos é importante deixar bastante água à disposição para hidratação das equipes.

Tarde de natação na piscina

Férias combinam com piscina. Além de atividade física, habilidades como a manipulação de objetos, percepção corporal, coordenação motora, equilíbrio, respiração, mergulho e flutuação podem ser desenvolvidas com a prática da natação, contribuindo para um melhor desenvolvimento da criança. Com tantos benefícios, uma boa dica de recreação pode ser o banho coletivo na piscina. Atividades como hidroginástica e brincadeiras diversas podem ser realizadas. A bola é um item quase indispensável para a maioria das brincadeiras na piscina. Outra dica é colocar as crianças em fila e deixar que disputem tempo na natação, de modo a trabalhar a competitividade. Porém, antes de levar as crianças para a piscina, lembre-se de aplicar filtro solar em intervalos regulares. Prefira o período em que o sol estiver mais brando, evitando queimaduras e insolações. É importante também sempre ter um adulto para supervisionar as atividades.

Playground para brincadeiras de antigamente

Para as crianças menores, o playground é uma excelente opção. Além dos brinquedos já existentes, também pode ser legal incentivar algumas brincadeiras antigas como pula corda, telefone sem fio, pula elástico e bolinha de gude. Até mesmo pega-pega e esconde-esconde podem ficar mais divertidos no playground. Os brinquedos serão obstáculos interessantes para gerar desafios maiores.

Caça ao tesouro

Pela amplitude do espaço, a área de lazer é um ótimo local para a brincadeira de caça do tesouro, que nada mais é do que combinar com as crianças de encontrar algum objeto escondido e, para isso, elas vão precisar decifrar pistas. É interessante considerar a idade das crianças para planejar o estilo e a quantidade de pistas. Crianças maiores podem ser organizadas em duplas ou times para a competição. Não se esqueça de escolher o tesouro! Decore uma caixa e coloque doces e outros itens. Diversão e aventura estarão garantidos!

Aula de culinária na área gourmet

Uma opção de recreação é usar a área gourmet para promover uma aula de culinária. Diversos pratos simples poderão ser praticados pelos pequenos. Mais do que diversão, as crianças receberão diversos tipos de ensinamento. Um deles é descobrir a origem dos alimentos, o que contribui para despertar a consciência ambiental e valorização de alimentos naturais, alimentação saudável e dieta balanceada. Lições sobre higiene e riscos no preparo dos alimentos poderão ser explicadas. Matemática será ensinada durante a definição de medidas e contagem do tempo, geografia será aprendida ao conhecer as regiões e climas de produção, haverá incentivo para leitura de rótulos e prazos de validade, conhecimento histórico e até mesmo artístico serão transmitidos, pois a atividade despertará a criatividade e inovação na apresentação dos alimentos. Os pequenos vão ainda exercitar a memória, a paciência e a concentração durante o preparo. Uma verdadeira lição!

Piquenique nas áreas verde

Além de divertidos, os piqueniques podem proporcionar agradáveis momentos ao ar livre. A atividade ensina as crianças a ter contato com o meio ambiente. Para melhor bem-estar, opte por lanches leves como bolos, sanduíches naturais, biscoitos, frutas, sucos naturais e bastante água. Uma dica importante é evitar a laranja e o limão, que podem provocar queimaduras em caso de contato com a pele sob a luz do sol. Se possível, leve os alimentos em bolsa térmica. Não se esqueça da toalha para forrar o chão, talheres, pratinhos, copos e também sacos de lixo. Prefira roupas leves e confortáveis.

Com uma programação tão intensa, as férias escolares se tornarão inesquecíveis!

Através do portfólio da Construtora Agmar é possível conhecer diversas opções de projetos residenciais com sofisticada e completa estrutura para que você desfrute momentos inesquecíveis de alegria e descontração.

Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *