Os principais benefícios da natação para a saúde

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

natação é uma atividade que permite exercitar diversos músculos simultaneamente. Sendo assim, é considerada como um dos esportes mais completos. Indicado para todas as idades, o exercício de nadar é uma prática prazerosa e saudável, que permite ainda a definição de massa muscular e perda calórica. Confira abaixo os principais benefícios da natação.

natação

 

Os benefícios da natação para a musculatura

Praticar exercícios na água é uma atividade que exige mais força da musculatura, o que contribui para o enriquecimento dos músculos, define a silhueta do corpo e provoca mais flexibilidade nas articulações. Outro aspecto a ser levado em consideração, é que a natação é uma atividade segura, tendo em vista que tem a água como sustentação do corpo, gerando leveza e amortizando impactos.

 

Benefícios da natação para o bem-estar

Durante a prática da natação, o cérebro libera substâncias que contribuem para aliviar o estresse e relaxar a mente. Há também benefícios para o praticante advindos das técnicas de respiração aplicadas ao esporte. Além disso, o esporte permite uma liberdade corporal nos movimentos, o que aumenta a sensação de bem-estar.

 

Benefícios da natação para a saúde

Estudos mostram que a natação aumenta a capacidade cardiovascular e contribui para melhorar os níveis de colesterol, desde que se mantenha a frequência cardíaca em ritmo elevado. Para isso, o ideal é praticar o esporte de 20 a 40 minutos. É importante respeitar os limites individuais do praticante, aumentando o ritmo da prática sucessivamente, até que se chegue na frequência ideal.

Além disso, a natação ajuda a fortalecer os músculos da parede do tórax, contribuindo para uma melhora na respiração. Outro benefício é que, tanto a atividade em si, quanto a umidade do ambiente, aliviam os sintomas da asma e de alguns problemas respiratórios.

A natação contribui também para a melhora dos sintomas da artrite, uma vez que os alongamentos realizados na piscina ajudam a fortalecer os músculos. Vale ressaltar que em piscinas aquecidas o resultado é ainda mais satisfatório, pois, a água aquecida ajuda a liberar articulações enrijecidas.

Outra característica da natação é que ela estimula o pulmão a liberar oxigênio ao sangue e ao coração, o que melhora a condição das células. Isso contribui para longevidade dos praticantes.

 

Benefícios da natação para as crianças

A natação pode ser uma ótima prática esportiva para as crianças. O esporte estimula o uso do diafragma, proporcionando uma respiração correta. Além de fortalecer a musculatura do pulmão, o exercício fortifica os músculos do coração, reduzindo a chance de doenças cardíacas. A natação contribui ainda para desenvolvimento da coordenação motora e percepção corporal.

Outro ponto positivo, é que a atividade de nadar reduz o risco de obesidade infantil. Por ser bastante intensa, essa modalidade permite queimar um alto número de calorias.

Além disso, o exercício contribui para melhorar o sistema imunológico. Uma musculatura mais forte aliada a uma alimentação balanceada, facilitadas pela natação, contribuem para fortalecer o sistema imunológico dos pequenos, tornando-os mais resistente a vírus e a bactérias.

A natação cria a sensação de diversão, e não de imposição em relação à prática de atividades físicas. Além disso, contribui para a socialização, potencializando o resultado e o comprometimento com relação a ela.

Por todas as vantagens citadas, a natação contribui para o desenvolvimento físico, motor e social. Aproveite a piscina do seu residencial Agmar para que essa prática se torne diária. Invista na sua saúde e bem-estar!

piscina zandona ephram
Piscina empreendimento residencial Edifício Zandona Ephram / Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Acesse nosso site e conheça edifícios residenciais e corporativos de alto padrão, para proporcionar conforto e qualidade de vida a você e sua família. Acompanhe-nos através do Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.