Os principais benefícios da natação para a saúde

Tempo de leitura: 4 minutos

natação é uma atividade que permite exercitar diversos músculos simultaneamente. Sendo assim, é considerada como um dos esportes mais completos.

Indicado para todas as idades, o exercício de nadar é uma prática prazerosa e saudável. Ela permite ainda a definição de massa muscular e perda calórica. Por isso, confira abaixo os principais benefícios da natação.

natação

Os benefícios para a musculatura

Praticar exercícios na água é uma atividade que exige mais força da musculatura, o que contribui para o enriquecimento dos músculos, define a silhueta do corpo e provoca mais flexibilidade nas articulações.

Outro aspecto a ser levado em consideração, é que a natação é uma atividade segura, que tem a água como sustentação do corpo. Isso permite leveza e amortização dos impactos.

Benefícios para o bem-estar

Durante a prática da natação, o cérebro libera substâncias que contribuem para aliviar o estresse e relaxar a mente.

E há também benefícios para o praticante advindos das técnicas de respiração aplicadas ao esporte.

Além disso, o esporte permite uma liberdade corporal nos movimentos, o que aumenta a sensação de bem-estar.

Benefícios da natação para a saúde

Estudos mostram que a natação aumenta a capacidade cardiovascular e contribui para melhorar os níveis de colesterol, desde que se mantenha a frequência cardíaca em ritmo elevado.

Para isso, o ideal é praticar o esporte de 20 a 40 minutos. Mas é importante respeitar os limites individuais do praticante. Por isso, vá aumentando o ritmo da prática sucessivamente, até que se chegue na frequência ideal.

Além disso, a natação ajuda a fortalecer os músculos da parede do tórax, contribuindo para uma melhora na respiração.

Outro benefício é que, tanto a atividade em si, quanto a umidade do ambiente, contribuem para aliviar os sintomas da asma e de alguns problemas respiratórios.

E a natação contribui também para a melhora dos sintomas da artrite, uma vez que os alongamentos realizados na piscina ajudam a fortalecer os músculos.

Vale ressaltar que em piscinas aquecidas o resultado é ainda mais satisfatório, pois, a água aquecida ajuda a liberar articulações enrijecidas.

Outra característica da natação é que ela estimula o pulmão a liberar oxigênio ao sangue e ao coração, o que melhora a condição das células. Ou seja, isso contribui para longevidade dos praticantes.

Benefícios da natação para as crianças

A natação pode ser uma ótima prática esportiva para as crianças. O esporte estimula o uso do diafragma, proporcionando uma respiração correta.

Além de fortalecer a musculatura do pulmão, o exercício fortifica os músculos do coração, reduzindo a chance de doenças cardíacas.

A natação contribui ainda para desenvolvimento da coordenação motora e percepção corporal.

Outro ponto positivo é que a atividade de nadar reduz o risco de obesidade infantil. Por ser bastante intensa, essa modalidade permite queimar um alto número de calorias.

Além disso, o exercício contribui para melhorar o sistema imunológico. Uma musculatura mais forte aliada a uma alimentação balanceada, facilitadas pela natação, contribuem para fortalecer o sistema imunológico dos pequenos, tornando-os mais resistente a vírus e bactérias.

A natação cria a sensação de diversão, e não de imposição em relação à prática de atividades físicas.

Além disso, contribui para a socialização, potencializando o resultado e o comprometimento com relação a ela.

Veja também: Áreas de lazer: 5 espaços para aproveita durante o verão

Por todas as vantagens citadas, a natação contribui para o desenvolvimento físico, motor e social.

Por isso, aproveite a piscina do seu residencial Agmar para que essa prática se torne diária. Invista na sua saúde e bem-estar!

piscina zandona ephram
Piscina empreendimento residencial Edifício Zandona Ephram / Projeto arquitetônico: Construtora Agmar

Acesse nosso site e conheça edifícios residenciais e corporativos de alto padrão, para proporcionar conforto e qualidade de vida a você e sua família. E acompanhe-nos através do Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.