Papel de parede: Confira dicas de utilização

Tempo de leitura: 4 minutos

O papel de parede é certamente um dos itens de decoração que faz a diferença em um apartamento de luxo. Por isso é de extrema importância atenção e objetivo claro para escolher o modelo deste material, afinal ele influenciará no estilo do ambiente.

Sabemos que existem muitas dúvidas no momento de escolha e de utilização dos papéis de parede, portanto hoje daremos algumas dicas interessantes para você acertar na decoração do seu apartamento.

papel de parede

Vantagens do papel de parede

Antes mesmo de iniciar suas pesquisas pelo papel de parede ideal, entenda algumas características vantajosas em usar esse recurso:

  • Praticidade – é rápido e fácil de instalar, além de ser super fácil de limpar com um pano úmido ou até mesmo um pano seco, dependendo do ambiente.
  • Versatilidade – existem vários tipos de papéis de parede tanto em material, como em textura e acabamento, para serem utilizados em qualquer ambiente.
  • Durabilidade – o papel de parede pode durar até três vezes mais que a tinta, com limpeza e cuidado adequados.
  • Flexibilidade – quando se cansar da decoração atual, trocar a papel de parede é uma solução rápida e eficaz.

Claro que existem outros grandes benefícios, mas vamos nos ater agora a algumas dicas de utilização deste item tão queridinho dos decoradores em geral, atualmente.

Confira como decorar o seu novo apartamento

papel de parede

Como escolher o papel de papel?

Estampa / cor: 

A escolha da estampa e cor é grande dúvida. É preciso pensar no tipo de estampa que harmonize com a decoração do ambiente e imprima o seu estilo ao apartamento. Portanto, antes mesmo de escolher o papel de parede, defina toda a decoração do ambiente. Caso pretenda instalar o papel em um ambiente já decorado fica ainda mais fácil.

Hoje temos infinitas possibilidades de estampas e grafismos disponíveis, desde papéis com cores lisas, ou aqueles que imitam texturas como tijolos e madeira, ao papel de parede floral ou desenhos mais modernos. Ao escolher a estampa dê um toque único ao ambiente sem erros.

Efeito:

Apartamentos de alto padrão geralmente imprimem sofisticação e elegância, e investir em modelos de papéis de parede mais sóbrios e em tons neutros, principalmente nas salas, garante esses efeitos. Mas isso não é regra, e sim uma dica certeira.

Descontraído, sofisticado, romântico, minimalista… Pense no efeito visual que seu ambiente deve ter, pois o papel de parede será crucial.

Qualidade: 

O papel de parede precisa ter qualidade para que seja perfeito e sem padrões aparentes. Portanto, não economize neste item. Priorize a qualidade do material para não ter problemas precoces como desbotamento ou descolagem, principalmente em grandes áreas.

Onde e como utilizar o papel de parede?

Materiais:

Atualmente este revestimento é recomendado para qualquer cômodo da casa, desde salas até a cozinha ou ambientes externos. Para isso existe uma variação de materiais, trazendo versatilidade para seu uso.

Papéis de parede tradicionais são mais recomendados para ambientes secos como salas e quartos. Mas temos outras opções interessantes.

O papel vinílico possui uma superfície plástica mais durável e de fácil limpeza, sendo ideal para ambientes de alta circulação, cozinhas, banheiros e áreas externas. O papel texturizado é ótimo para sala, porém acumula mais poeira e precisa de mais manutenção. Já o acetinado não acumula poeira, sendo muito utilizado como papel de parede infantil e ótimo papel de parede para quartos.

Quantidade:

Apesar de ser mais uma escolha mais comum como papel de parede para sala, este revestimento vem está ganhando notoriedade em outras áreas dos apartamentos, como já dissemos. E ele pode dar outra percepção aos ambientes de acordo com a forma em que é aplicado.

Não existe mais a regra de usar o papel em somente uma parede do cômodo, por pesar o ambiente. Isso é passado! Sabendo harmonizar a decoração, o papel de parede pode ser aplicado em várias paredes do cômodo, inclusive no teto, e vai deixar sua casa com um visual incrível.

Por ser uma decisão mais ousada, vale a pena consultar um profissional de decoração para ser mais assertiva na aplicação.

Leia mais: Decoração: Como usar as cores nos ambientes

Finalizando então, ao pensar no investimento em papel de parede para seu apartamento, lembre-se dessas dicas e não esqueça que um apartamento de luxo requer uma decoração igualmente luxuosa, sobretudo nas paredes.

Não perca nossas dicas de decoração em nosso blog. E se estiver à procura do seu apartamento de alto padrão, temos opções incríveis para você abusar na decoração. Acesse nosso site!