Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O ambiente exerce influência no comportamento de quem o frequenta. As cores são responsáveis por alterações comportamentais e influencia no bem-estar e na produtividade. Para um projeto bem sucedido é necessário ter sensibilidade e visão de conjunto, além do domínio das leis que regem a percepção visual.
Para definição dos tons, o primeiro passo é avaliar o estilo do ambiente. Analise a dimensão do espaço, a iluminação, a sua função e a personalidade do morador. Entender a teoria cromática e as suas combinações é fundamental, pois serve como ferramenta para alterar a aparências dos espaços, sendo capaz de expandir visualmente ou encolher e até mesmo de produzir emoções. Por isso, é importante conhecer os seus efeitos no comportamento.
Os tons frios transmitem a sensação de serenidade e relaxamento. Geralmente são usados quando se tem como objetivo uma decoração clean e são ideais para espaços sóbrios. Os tons quentes causam o sentimento de alegria e aconchego. Eles trazem um aspecto divertido e descontraído ao espaço. Geralmente são usados em áreas de convívio social, como a sala de estar, por exemplo. Por serem intensos, o ideal é que a cor principal seja balanceada com as neutras.
Como combinar as cores
O círculo cromático é dividido em cores análogas, complementares, tríades e monocromáticas. Utilizar técnicas de harmonização permite fazer combinações mais assertivas. As cores complementares são opostas e as análogas encontram-se imediatamente ao lado umas das outras. Já as monocromáticas são nuances do mesmo tom. São os chamados “degradês” ou ‘tom sobre tom”.
Para quem deseja causar impacto na decoração, principalmente em ambientes mais descontraídos, é interessante usar cores complementares. Pode-se também escolher um tom claro como dominante, enquanto os demais sejam usados nos detalhes, como em objetos de decoração, por exemplo. Em ambientes pequenos, essa dica é fundamental, tendo em vista que a coloração quente e vibrante traz a sensação de que o cômodo é ainda menor.
Efeito das cores
Amarelo
O amarelo é uma cor alegre, energizante e traz luz ao ambiente, remetendo ainda à modernidade e descontração. Ela inspira sentimentos como o otimismo, o entusiasmo e estimula a criatividade. Para um melhor equilíbrio, o amarelo intenso pode funcionar melhor nos detalhes. Experimente incluí-lo nos objetos decorativos, por exemplo.
Foto: Divulgação
Laranja
O alaranjado é a cor da juventude, da vitalidade e do dinamismo. Ele inspira calor e confiança. Estudos apontam ainda que ele influencia o apetite, sendo assim, uma boa opção é usá-lo para compor a decoração da cozinha.
Foto: Divulgação
Azul
O azul transmite calma e tranquilidade. É ideal para os quartos, por ser um eficaz indutor do sono. Porém, em excesso pode promover estados depressivos. Muito usado em ambientes corporativos, pois representa profissionalismo e seriedade.
Foto: Divulgação
Tons neutros
O bege, o branco, o cinza e o preto inspiram neutralidade e elegância. O branco transmite amplitude e luminosidade. O preto e o cinza são cores ligadas a sofisticação. Misturar esses tons a outros mais vibrantes pode ser uma ideia interessante.
Foto: Divulgação
Verde
O verde é uma cor fresca e revigorante. Está associada ao progresso mental e físico. Traz harmonia e é ideal para reconfortar e favorecer o relaxamento e transmite a sensação de equilíbrio, serenidade, bem-estar e esperança.
Foto: Divulgação
Rosa
O rosa representa o romantismo e a delicadeza. Se usado em conjunto com o preto forma uma combinação forte e vibrante. Se atrelado ao cinza, confere modernidade e neutralidade ao ambiente.
Foto: Divulgação
Estilos de decoração
Romântico
Uma paleta de cores suave é a premissa para criar um ambiente romântico. Busque principalmente na tonalidade rosa a inspiração para criar um visual delicado e aconchegante.
Moderno
O estilo moderno é caracterizado pela ousadia, sem deixar de lado o visual clean. Para conferir personalidade combine tons marcantes com discretos.
Étnico
Através da alusão a diversas culturas, o estilo étnico cria combinações surpreendentes. O contraste entre cores fortes cria um ambiente inovador e de personalidade.
Retrô
Tendo como principal referência os anos 1970, o estilo retrô torna o ambiente mais jovial. Para isso, é indicado abusar dos tons vibrantes, realçando a geometria dos acessórios, o que certamente vai gerar combinações instigantes.
Rústico
Os tons terrosos são a escolha ideal para quem deseja levar um pouco de natureza para o ambiente. A harmonia pode ser criada através de fibras naturais e da madeira dos móveis, além dos objetos decorativos.
Minimalista
Aqui “menos é mais”. Os tons discretos com foco no cinza e no off-white classificam o estilo minimalista. Para dar um toque vibrante ao local basta investir em detalhes coloridos.
Clássico
O tradicional é um estilo que não deixa de ter adeptos. Para isso, invista em tons de bege e em cores sóbrias, o que certamente vai garantir elegância e sofisticação.
Acesse o site da Construtora Agmar e conheça os empreendimentos de alto padrão com projetos arquitetônicos sofisticados e exclusivos, para proporcionar conforto e bem-estar a você e sua família. Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram e Facebook.