Como montar um closet em apartamento: dicas e vantagens

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já sonhou em ter um closet? Mas como montar um closet em apartamento sem comprometer o espaço e a funcionalidade dos outros cômodos? Quais são as vantagens de ter um closet no apartamento? 

Neste texto, vamos responder essas e outras perguntas e dar algumas dicas para você realizar seu sonho de ter um closet no seu apartamento. Confira!

Como montar um closet em apartamento: dicas e vantagens

O que é um closet?

Closet é mais do que um simples armário, é um ambiente que reflete sua personalidade, seu estilo e suas preferências. É um espaço dedicado ao armazenamento e organização de roupas, sapatos, bolsas, jóias e outros itens pessoais. 

O closet pode ser integrado ao quarto ou separado por uma porta, uma cortina ou uma divisória. Pode ter diferentes tamanhos, formatos e estilos, dependendo do espaço disponível, da quantidade de itens a serem guardados e do gosto do proprietário. 

Podendo ser planejado por um profissional ou montado pelo próprio morador, usando móveis prontos ou sob medida.

Quais são as vantagens de ter um closet no apartamento?

Ter um closet no apartamento traz muitos benefícios para o dia a dia, tanto para a praticidade quanto para a estética. Veja algumas das vantagens de ter um closet em apartamento:

  • Organização: com um closet, você pode guardar suas roupas e acessórios de forma ordenada, facilitando a visualização e a escolha do que vestir. Você pode separar suas peças por cores, tipos, estações ou ocasiões, por exemplo. Você também pode usar caixas, cestos, gavetas e cabides para organizar melhor seus itens.

  • Espaço: com um closet, você pode aproveitar melhor o espaço do seu apartamento, liberando mais espaço no quarto para outros móveis ou objetos de decoração. Você também pode usar o espaço vertical do closet, instalando prateleiras, nichos ou araras até o teto.

  • Design: com um closet, você pode criar um ambiente com seu estilo e personalidade, escolhendo os móveis, as cores, os materiais e os detalhes que mais combinam com você. Você pode optar por um closet moderno, clássico, rústico, minimalista ou temático, por exemplo. Você também pode usar espelhos, iluminação, papel de parede ou quadros para decorar seu closet.

  • Conforto: com um closet, você pode ter mais conforto na hora de se vestir, pois terá mais privacidade e tranquilidade. Você também pode usar seu closet como um espaço de relaxamento ou de cuidados pessoais, colocando uma poltrona, uma penteadeira ou uma TV no ambiente.

Como montar um closet em apartamento?

Montar um closet em apartamento não é tão difícil quanto parece. Com algumas dicas simples e criativas, você pode transformar qualquer espaço em um closet funcional e bonito. Veja como montar um closet em apartamento:

Escolha o local

O primeiro passo para montar um closet no apartamento é escolher o local onde ele ficará. Você pode usar um canto do quarto, uma parede vazia, uma parte do corredor ou até mesmo uma varanda fechada. O importante é que o local tenha ventilação e iluminação adequadas para preservar suas roupas e facilitar sua visualização.

Meça o espaço: 

O segundo passo para montar um closet em apartamento é medir o espaço disponível para planejar os móveis e os acessórios que serão usados. Você deve considerar a altura, a largura e a profundidade do espaço, bem como as portas e as janelas que possam interferir na disposição dos móveis.

Defina o layout: 

O terceiro passo para montar um closet em apartamento é definir o layout do ambiente, ou seja, como os móveis e os acessórios serão distribuídos no espaço.

Você pode optar por um closet linear, em L, em U ou em ilha, dependendo do formato e do tamanho do espaço. Você também pode definir se o closet será aberto ou fechado, usando portas, cortinas ou divisórias para separá-lo do restante do apartamento.

Escolha os móveis: 

O quarto passo para montar um closet em apartamento é escolher os móveis que serão usados para guardar suas roupas e acessórios. Você pode usar armários, guarda-roupas, cômodas, gaveteiros, sapateiras, baús ou bancos, por exemplo.

Você pode optar por móveis prontos ou sob medida, de acordo com seu orçamento e sua necessidade. Você também pode usar móveis multifuncionais, como camas ou sofás com gavetas ou baús embutidos.

Escolha os acessórios: 

O quinto passo para montar um closet em apartamento é escolher os acessórios que irão complementar e organizar seus móveis. Você pode usar cabides, araras, prateleiras, nichos, caixas, cestos, ganchos, divisórias ou organizadores, por exemplo.

Você deve escolher os acessórios de acordo com o tipo e a quantidade de itens que você possui e com o espaço disponível nos móveis.

Decore o ambiente: 

O sexto e último passo para montar um closet em apartamento é decorar o ambiente com seu estilo e personalidade. Você pode usar cores, materiais e detalhes que harmonizem com o restante do apartamento ou que criem um contraste interessante.

Você também pode usar espelhos, iluminação, papel de parede ou quadros para deixar seu closet mais bonito e aconchegante.

Ter um closet em apartamento é possível e vantajoso para quem busca mais organização, espaço e conforto na hora de se vestir. Com algumas dicas simples e criativas, você pode montar um closet em um apartamento que atenda suas necessidades e reflita sua personalidade.

Confira na Agmar os melhores imóveis de alto luxo de Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram e Facebook.Esperamos que este texto tenha sido útil para você realizar seu sonho de ter um closet em apartamento. Se você gostou deste texto, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Obrigado pela leitura!