Como unir o rústico e o moderno na decoração

Tempo de leitura: 4 minutos

Se engana quem pensa que não é viável mesclar dois tipos diferentes de decoração em um mesmo ambiente. O estilo rústico moderno está aí para provar o oposto! Sim, os elementos de ambas as categorias conseguem coexistir em perfeita harmonia, deixando seu lar com um visual lindo e diferenciado.

A leveza e simplicidade dos itens modernos gera o contraste ideal com os materiais naturais de característica rústica. Assim, cria-se um espaço aconchegante com um toque de minimalismo.

Quer saber mais sobre esse tipo de decor? Confira este artigo que preparamos para você e entenda! Boa leitura!

O que é design de interiores rústico moderno?

O estilo rústico moderno resulta da combinação entre elementos de decoração rústica, como madeira e pedra, e decoração moderna, como linhas retas e paredes brancas. O design pode estar presente em qualquer cômodo, seja nos quartos, sala, cozinha, varanda e até nos banheiros.

O conceito é ideal para criar ambientes contrastantes e, ao mesmo tempo, equilibrados. Isso porque existem diferentes formas de conceber a ornamentação. O mais comum é que um dos estilos se sobressaia, enquanto o outro seja perceptível nos detalhes.

Mas, no fim das contas, tudo depende da personalidade dos moradores e de suas preferências. Não tem muita regra, basta saber dosar a disposição dos itens para que, no fim, tudo esteja conversando.

Elementos da Decoração Rústica Moderna

A estética desse estilo de decoração é quase como uma mistura de opostos. No entanto, isso não significa que haverá um atrito entre os elementos. O importante é que estejam distribuídos de maneira harmônica.

Os materiais naturais são próprios do estilo rústico, tais como madeira, pedras e tecidos feitos de pele de animais. Eles podem estar presentes nas paredes, na mobília, em tapetes e cortinas, e até mesmo como parte da arquitetura, a exemplo das vigas de madeira. 

Acabamentos em formatos orgânicos dão o ar de mais naturalidade e originalidade às peças rústicas. Além disso, o aconchego é proporcionado pelas cores quentes e tons mais escuros e neutros, que remetem à paleta de cores da natureza.

Já o estilo moderno tem como principal atributo a simplicidade e elegância do design em  linhas retas. Os materiais sintéticos compõem a estética moderna, por exemplo, metal e vidro. As cores claras são predominantes nesse conceito, principalmente o branco, mas tons vibrantes podem entrar como um destaque quando usados pontualmente.

Dessa forma, o visual do rústico com o moderno consegue consolidar a união equilibrada entre força e suavidade, claro e escuro, tradicional e inovador. O resultado disso é uma decoração singular, incomparável.

Pontos positivos do uso da madeira – valor agregado e sustentabilidade

A madeira é um dos materiais mais utilizados nas decorações de estilo rústico moderno. Trata-se de uma escolha sábia, pois, além de deixar o ambiente com um visual acolhedor, possui alta durabilidade.

Os móveis e demais objetos decorativos devem ser confeccionados com madeira de demolição, que, inclusive, são itens com formatos e ranhuras únicos. Também é possível encontrar peças feitas com madeira de reflorestamento com a devida autorização dos órgãos reguladores.

Aposte em materiais de metal e vidro no seu design

A sofisticação fica por conta dos materiais contemporâneos, como o metal e o vidro. Produzidos por humanos e suas ferramentas tecnológicas de alta precisão, o acabamento de peças feitas em vidro e metal é impecável.

O requinte desses materiais costuma estar nos detalhes, como em vasos decorativos feitos em vidro ou mesas de madeira com pés de metal.

Decore seu novo apartamento com o estilo rústico moderno

Apartamento novo, vida nova, decoração nova. O design rústico moderno pode ser uma boa pedida para o seu lar, não acha?! O mais interessante é que ele vai bem em qualquer tipo de empreendimento, seja rural ou urbano, como é o caso do Edifício Lumens.

Localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o empreendimento possui unidades de aproximadamente 150 m² e coberturas com mais ou menos 300 m². Os apartamentos de luxo no bairro Serra, em BH, possuem sala para dois ambientes, possibilitando que você adote o estilo rústico moderno de forma integrada.

E o piso em madeira que compõe a área íntima do apartamento traz um elemento do conceito rústico. Uma dica é combinar essa característica marcante com itens contemporâneos na ornamentação.

Muito além do design, não podemos deixar de mencionar outras comodidades do nosso empreendimento:

Gostou deste artigo sobre estilo rústico moderno? Visite nosso blog e encontre mais conteúdos sobre decoração, vida em condomínio e muitas dicas para o seu apartamento. Estamos também no Facebook e no Instagram.