Conheça as etapas da obra de um empreendimento Agmar

Tempo de leitura: 9 minutos

Um dos fatores importantes para garantir o atendimento ao prazo e a perfeita entrega de um empreendimento Agmar, é o processo lógico das etapas da obra bem definidas, para que o projeto seja concebido de forma adequada, atendendo aos requisitos legais e à satisfação do cliente.

Obra do Edifício Zandona Ephram

A Agmar preza pela transparência, por isso possui link em seu site que permite que seus clientes tenham acesso ao andamento das obras de seus investimentos. Para que não haja dúvidas na hora de acompanhar sua obra, hoje explicaremos um pouco deste processo construtivo, de modo que você consiga visualizar e compreender o passo a passo das nossas atividades que findarão em um excelente empreendimento. Prepare-se para imergir no nosso canteiro de obras e conferir todas as etapas da obra de um projeto:

1. Terraplenagem

É a preparação do solo para atender ao projeto. Nesse processo o terreno sofre modificações no nivelamento através da movimentação de terra. O projeto da sua vida começa aqui!

2. Fundação

A fundação é a parte subterrânea da estrutura, e tem a função de receber toda a carga do edifício e transmiti-la de forma adequada ao solo.

O tipo de fundação escolhida varia em função de alguns fatores, dentre eles: o tipo de solo, a tipologia da construção, características climáticas e ambientais locais, etc. Para que a estabilidade da edificação se comporte corretamente, nessa fase é fundamental execução e fiscalização minuciosas, tanto do serviço executado quanto dos materiais recebidos e empregados, como ferragens e concreto.

3.  Estrutura

É a parte de uma construção que está acima do nível do solo. Nessa etapa é realizada a sustentação da edificação através de pilares, vigas e lajes. Esses elementos atuam juntamente com a fundação para darem estabilidade física ao projeto.

O Projeto Estrutural é elaborado para a edificação suportar todas as cargas que atuam nele (seu peso próprio, o peso das pessoas, dos móveis, a força do vento atuante, etc.) transmitindo-as para a fundação. A estrutura pode ser feita em concreto armado convencional ou protendido, bem como em alvenaria estrutural (quando a própria alvenaria é a estrutura da edificação), e sua escolha varia conforme o tipo de projeto.

Nessa fase da obra, é de suma importância que, a cada etapa, sejam feitos controles tecnológicos, e conferências em cada um dos materiais e serviços envolvidos na execução, para garantirmos que cada detalhe do projeto estrutural seja criteriosamente executado. Equipes envolvidas nesse serviço são periodicamente treinadas para exercer suas funções com excelência.

etapas da obra
Processo de estrutura do Edifício Arnoni

4. Alvenaria

Nessa etapa, que chamamos de fechamento da edificação, são colocados os elementos de vedação e de separação dos ambientes – paredes externas e internas – geralmente construídos em blocos cerâmicos, blocos de concreto ou gesso acartonado. As divisões das plantas variam conforme o projeto, uma vez que os empreendimentos Agmar são flexíveis para modificações ainda na planta, permitindo que o cliente adapte questões que considera importante em sua unidade. Começamos aqui a sonhar junto com você, e dar o seu toque e identidade ao projeto.

Assim como a fase de estrutura, a execução da alvenaria também é um serviço controlado, e contamos com equipes especializada para executar o serviço, e as devidas conferências, garantindo nosso padrão de qualidade adequado às normas e exigência dos nossos clientes.

5. Revestimentos internos

Essa é a fase da obra em que se faz a regularização das superfícies verticais (paredes) e horizontais (pisos e tetos). Além de ser uma fase relevante, visto que os revestimentos têm diversas funções na construção civil (proteger as vedações, proporcionar maior resistência, impermeabilizar, tornar as superfícies mais higiênicas (laváveis), melhorar o desempenho acústico das vedações), esse é um momento, considerado por muitos, uma etapa importante para o investidor, uma vez que define o visual estético de cada ambiente. Para tanto, a  Agmar conta com uma excelente equipe de arquitetura para a concepção de seu projeto arquitetônico e de decoração padrão, tudo para o conforto e bem-estar do cliente!

A Agmar conta ainda com uma equipe de apoio às modificações e cada cliente pode dar sua personalidade aos apartamentos. Nossa equipe está pronta para auxiliar no que for necessário.

A fase de revestimentos internos conta com algumas etapas, que são as seguintes:

5.1 Revestimento em argamassa

É uma camada de argamassa fina que prepara as paredes para receber o acabamento, como a pintura e o revestimento cerâmico.

5.2 Contrapiso

É uma camada de argamassa que prepara a superfície da laje/piso para a instalação do piso ou para a pintura.

5.3 Pintura

Hora de dar cor a esse universo cinza! Essa é a fase do trabalho de pintura em geral, onde vamos fazer o acabamento de paredes e tetos.

5.4 Revestimento cerâmico, porcelanato e pedras naturais

Etapa da obra em que os revestimentos serão instalados. Os materiais variam conforme o projeto de decoração; há uma infinidade de materiais que podem ser utilizados que vão desde cerâmicas a porcelanatos e materiais naturais.

5.6 Armários e portas de madeira

Nessa etapa a equipe de marcenaria entra na obra para a montagem dos armários planejados, que são confeccionados em MDF. A Agmar conta com um diferencial que é a entrega das unidades com os armários planejados*, que são instalados nessa etapa juntamente com as portas de madeira, sempre em parceria com empresas conceituadas e com os melhores fornecedores do mercado, garantindo materiais e acabamentos de qualidade.

* A unidade é entregue com toda a marcenaria padrão instalada, ou seja, desde que esta não tenha sofrido nenhuma modificação pelo cliente. Marcenaria modificada será entregue e instalada após a entrega das chaves.

6. Instalações

As instalações são a fase em que colocamos o prédio para funcionar. Toda a infraestrutura elétrica e hidráulica é instalada, bem como as instalações complementares. Abaixo explicaremos cada uma:

6.1 Hidráulicas

As instalações hidrossanitárias consistem nas instalações de rede de água fria e de água quente, água pluvial e de esgoto primário e secundário.

Nessa etapa também são instaladas as louças e metais; as especificações desses materiais estão descritas previamente no projeto de decoração. A Agmar opta sempre por sofisticação e qualidade e todas as louças e metais são escolhidos com muito critério.

6.2 Elétricas

A etapa de instalações elétricas é extremamente importante no processo da obra, além do funcionamento do edifício e também da segurança de todos que se encontram neste local, é uma fase onde a infraestrutura do projeto luminotécnico dos apartamentos modificados é instalada – o que faz o projeto ganhar novas perspectivas e sofisticação.

6.3 Instalações Complementares

Além das instalações elétricas e hidrossanitárias, são executados os projetos de instalação de TV, telefonia, internet, gás, ar condicionado, etc. Todos os apartamentos já contam com a infraestrutura completa para essas necessidades, havendo também a possibilidade de adequações, conforme demandas específicas de cada cliente.

7. Revestimento Externo

Nessa fase, quando são instalados os acabamentos externos e vedantes da edificação, os empreendimentos da Agmar começam a ganhar forma e beleza, que vão conferir design, e sofisticação únicos a cada empreendimento, contribuindo com um visual elegante e moderno para a cidade. Fazem parte do revestimento externo:

7.1 Fachada

O revestimento da fachada da edificação é definido em projeto, de acordo com as normas vigentes, e adequado ao design da edificação como um todo.

Uma questão importante dos empreendimentos Agmar é a fachada ventilada (as peças de acabamento são instaladas afastadas da alvenaria de vedação, com auxílio de inserts) que conta com a alta produtividade na sua execução aliando conforto térmico à eficiência energética proporcionada pelo sistema, além de prolongar o prazo de manutenção.

etapas da obra
Fachada do Edifício Yora

7.2 Esquadrias de alumínio

Chamamos de esquadrias de alumínio as janelas, portões e portas metálicas; elas contribuem para a estética da fachada, uma vez que o material utilizado e seu acabamento são também definidos em projeto, em harmonia com os demais materiais empregados na fachada.

Para garantir conforto e segurança, a Agmar conta com uma equipe de serralheria capacitada para confeccionar e instalar as janelas de alumínio dos empreendimentos.

7.3 Vidros

Seja ele em fachadas, janelas ou portas, acessórios ou paredes, o vidro é capaz de se adequar às necessidades do projeto conferindo modernidade e luminosidade a este. Sua cor, e demais especificações, são concebidas em projeto adequando necessidades técnicas ao design e identidade de cada empreendimento.

etapas da obra
Vidros da fachada do Edifício Yora

8. Check-list

Esta etapa finaliza cada empreendimento. São realizados chack lists específicos para cada disciplina (elétrica, hidráulica, revestimentos, etc), além do check list final em cada unidade para garantir a entrega conforme o padrão Agmar. Durante a obra, assim como no encerramento para entrega das unidades, contamos com o Sistema de Gestão da Qualidade para fazer as conferências de todos os serviços executados, conferindo criteriosamente todos os itens (serviços e materiais) para que o produto seja entregue em perfeito estado.

Essas são todas as etapas de uma obra Agmar. Acesse a página Acompanhe a Obra em nosso site, e veja em qual das etapas se encontra cada um dos nossos empreendimentos.

Leia também: Compra do apartamento na planta. Por que é importante acompanhar a obra?

Ao definir o empreendimento no qual vai investir, leve em consideração pontos importantes como a transparência de informações, a flexibilidade para personalizações no projeto e a qualidade dos materiais de construção e mão de obra contratada, para garantir sua tranquilidade em todas as etapas da obra.

Conheça nossos empreendimentos residenciais e corporativos, acessando o site Agmar.

Curta nossa página noFacebook e nos siga no Instagram para acompanhar todas as etapas da obra dos edifícios Agmar.