Tempo de leitura: 4 minutos
Veja quais aspectos devem ser considerados no projeto de iluminação do banheiro, além de dicas para criar um projeto luminotécnico ideal para cada espaço desse ambiente.
O projeto de iluminação do banheiro deve ser cuidadosamente planejado. Afinal, para que se desenvolvam as atividades diárias de cuidado pessoal e higiene, é preciso que haja uma iluminação ideal, não é mesmo?
Para o planejamento do projeto luminotécnico, é preciso considerar a utilização do banheiro pelos seus moradores em diferentes horários do dia.
Além disso, para cada espaço é possível investir em uma iluminação que favoreça a atividade e contribua para maior bem-estar.
Por isso, preparamos algumas dicas valiosas que ajudarão a compreender melhor as necessidades da iluminação do banheiro e evitar erros no projeto luminotécnico.
Iluminação natural x artificial no banheiro
Para maior eficiência na iluminação do banheiro, é preciso considerar tanto a entrada de luz natural, quanto artificial.
Favorecer a iluminação natural no banheiro significa, além de investir em janelas em pontos específicos, atentar-se à decoração para que os objetos não dificultem a entrada de luz. Por isso, evite deixar embalagens de cosméticos ou objetos decorativos na lateral das janelas.
Com relação à iluminação artificial, é preciso que ela seja uniforme, de modo a abranger todo o espaço. Ou seja, pode ser usado um sistema de iluminação central, complementado por uma iluminação secundária no espelho ou no box.
Qual a diferença da iluminação branca e iluminação amarela?
No banheiro é melhor utilizar a iluminação amarela ou branca? É importante saber que cada cor possui uma temperatura e função específicas.
A iluminação quente produz uma luz em tom amarelado, sendo ideal para trazer aconchego ao ambiente. A luz fria possui um tom branco e pode ser usada para trazer claridade ao espaço.
Para escolher a cor da lâmpada é preciso considerar também a decoração do banheiro, para garantir a harmonização do ambiente. Além disso, avalie cada espaço e defina onde serão os pontos de luz e qual será a sua tonalidade.
Iluminação para bancada e espelho do banheiro
A iluminação para bancada e espelho do banheiro devem considerar que se trata de um local de apoio para rotinas diárias de estética e higiene.
Outro aspecto a ser considerado, é em relação à iluminação do espelho. Lembre-se de que há um grande potencial de reflexo da luz. Ou seja, ao usar uma luz muito brilhante, haverá ofuscamento.
Assim, para o espelho do banheiro, a principal dica é combinar a luz projetada de cima com uma iluminação frontal. Ou seja, o foco da luz no teto emite fachos de luz que criam sombras no rosto.
Isso dificulta no momento de fazer a maquiagem ou a barba. Por isso, invista em uma iluminação difusa nas laterais do espelho.
Não se esqueça de avaliar a intensidade da emissão de calor das lâmpadas usadas nessa área. Certamente lâmpadas muito quentes causarão desconforto durante as tarefas diárias.
Iluminação do box do banheiro
Para escolher a iluminação do box do banheiro, lembre-se de que ela deve causar a sensação de relaxamento.
Afinal, nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou de diversas atividades e tomar um banho relaxante, não é mesmo?
Por isso, a iluminação do box do banheiro deve ser clara o suficiente para realizar a higiene pessoal, porém, ter a tonalidade adequada para transmitir aconchego.
Para isso, uma dica é apostar em focos com controle remoto. Assim, será possível ajustar a intensidade e a cor da luz.
Dicas extras para o projeto luminotécnico do banheiro
Veja abaixo as principais dicas para a iluminação do banheiro:
- A iluminação do banheiro deve ser combinada à decoração, para garantir a harmonia do ambiente
- A iluminação de cada área deve levar em consideração a funcionalidade do espaço
- Deixe a área da bancada bem iluminada para não comprometer atividades diárias
- As cores das paredes, do teto e do piso influenciam na iluminação. Por isso, caso o banheiro possua tons mais escuros na decoração, invista em maior intensidade de luz
- Para ampliar a sensação de aconchego do banheiro, invista em luz indireta e quente
- Para um banheiro mais sofisticado utilize sancas ou rasgos de luz
Como vimos, a iluminação do banheiro deve ser pensada de forma a gerar conforto visual e favorecer as atividades diárias. Assim, esse ambiente proporcionará bem-estar a seus moradores durante as atividades de higiene e cuidado pessoal do dia-a-dia.
Veja também: As principais dicas para iluminação de ambientes.
Acesse nosso site e conheça edifícios residenciais de alto padrão em Belo Horizonte, para oferecer conforto e qualidade de vida a você e à sua família. Acompanhe-nos no Instagram e Facebook.