Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Protagonistas ou não, tapetes são conhecidos por tornar os ambientes mais aconchegantes ou cheios de personalidade, conforme o projeto de decoração.
Na reta final do ano muitas pessoas procuram maneiras criativas para renovar os ambientes residenciais podendo o tapete ser um verdadeiro aliado para a desejada transformação.
Entretanto, na hora da mudança ou mesmo primeira escolha é preciso manter a coerência com o projeto geral de decoração, bem como observar alguns detalhes importantes para encontrar a peça ideal.
Atenção ao tamanho
Antes de qualquer alteração não se esqueça do tamanho adequado ao tapete.
O tapete pode ser um limitador do ambiente, definindo espaços e mesmo a circulação, mantendo sempre proporção com o espaço total.
Especialistas recomendam cuidado redobrado ao medir o espaço a ser preenchido pela peça, já que não se deve esquecer a reserva mínima de 30 cm abaixo dos móveis que compõem o ambiente, podendo esse número dobrar em se tratando de uma sala de jantar, por exemplo, já que nesses casos a recomendação é que o tapete cubra também o espaço da cadeira em uso, com folga.
Em corredores sem mobiliário a dica é respeitar um limite mínimo de 20 cm em todas as direções, evitando cobrir o piso.
Já nos quartos a dica é dar preferência a modelos inteiriços que cubram a cama e tenham início a partir do criado mudo.
Características
Geralmente a escolha do tapete está entre as últimas etapas de decoração, logo antes dos acessórios e objetos ornamentais, promovendo a ligação entre todos os elementos.
Mas, se a intenção é trocar a peça também é preciso manter a coerência com o projeto geral.
Observar a cor adequada, padrão da estampa e textura se tornam fundamentais para que o ambiente seja harmonioso. Ambientes neutros podem ser beneficiados com um tapete com personalidade, enquanto ambientes mais ousados podem aproveitar a neutralidade de tons menos vibrantes, garantindo equilíbrio.
É possível usar até mesmo dois tipos de estampas em um mesmo ambiente, apesar da tendência ser a utilização de uma mesma peça para sala de estar e jantar.
Uma dica para a cor adequada é relacioná-la ao tamanho do espaço a ser decorado. Sabe-se que tons mais escuros tendem a diminuir o ambiente, enquanto tons claros dão a impressão de ambientes maiores, mais espaçosos.
Finalmente, especialistas indicam para manter harmonia entre o tapete e as almofadas do sofá das salas de estar, explorando padrões de estampa e textura semelhantes.
Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook.