Estilos de decoração de interiores: como escolher?

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando o assunto é decoração de interiores, você sente que tem muitas ideias, mas não sabe no que se concentrar? Ou você se sente atraído por todos os estilos e tendências de design que aparecem?

Acredite, escolher qual será a decoração da sua casa quando existe um mar de possibilidades pode ser difícil. Mas boas escolhas podem ser feitas se você entender realmente qual estilo te representa melhor.

Portanto, vamos aprender a encontrar um estilo de design que corresponda à sua personalidade e que permita que você decore sua casa com confiança. Confira nossas dicas!

Estilos de decoração: o que é e como escolher

Como em tudo na vida, entrar em contato com seu estilo pessoal de decoração tem a ver com confiar em sua intuição, em vez de seguir a multidão. Nossas casas devem ser um reflexo de quem somos no nível mais profundo

Mas como escolher a decoração que seja certa para você?

O estilo de decoração é a resposta, afinal, é ele quem vai ditar o visual dos ambientes internos da sua casa, de forma planejada e organizada conforme for seu objetivo. Assim como a moda, a decoração de ambientes vai além da estética, é também uma forma de expressar sua personalidade e criar sensações.

Descobrir de quais elementos você gosta e traduzir sua estética pessoal para sua casa pode ser uma maravilhosa jornada de autodescoberta. Abaixo, você encontrará as melhores dicas para ajudá-lo a encontrar seu estilo de design, para que você possa criar espaços bonitos e autênticos, que reflitam sua singularidade.

Conheça a sua realidade

Sejamos sinceros: é fácil confundir os estilos de decoração de interiores, até porque, muitos elementos são compartilhados uns com os outros. Então, a primeira coisa a se fazer é considerar seu espaço e seus objetivos.

Assim você consegue ter uma noção de qual design é o ideal.

Pense também nas seguintes questões: É uma reformulação total ou você só precisa de alguns acessórios aqui e ali? Quais áreas da sua casa estão funcionando para você e quais não estão? É importante que a sua casa tenha muita luz natural? 

Lembre-se de que você precisa se sentir confortável no seu lar.

Faça uma curadoria

Em segundo lugar, considere iluminação, medidas, etc. Na hora de comprar seus novos objetos de decoração, tenha em mente que nem todos os itens são compatíveis com seu espaço, mesmo que façam parte do tipo de decoração escolhido.

Além disso, busque possibilidades que caibam no seu bolso.

Conheça os tipos de decoração

Ao reunir as referências que mais lhe agradam, é provável que você encontre um padrão. Talvez você não saiba nomear qual estilo é aquele, ou talvez perceba uma mescla de vários. Por isso é importante que você conheça as possibilidades de decoração de interiores. E é nisso que vamos te ajudar agora!

Quais são os estilos de decoração de interiores

Bom, existem muitos tipos de design de interiores. Você está procurando por algo diferente e único? Buscando inspiração temática? 

Hoje, projetar os interiores da sua casa com o tema inovador tornou-se uma tendência, mas é realmente muito difícil trazer tudo o que existe.

Por isso, aqui estão 5 variedades populares de design de interiores especiais para você!

1. Contemporâneo

Algumas pessoas pensam que o estilo moderno é sinônimo de contemporâneo, mas são bem diferentes um do outro. Na verdade, o contemporâneo está mais perto do minimalista, já que preza por ambientes leves, com acessórios pontuais.

Alguns elementos em design contemporâneo trazem a luz natural, inclui espaços abertos, possui tons de madeira escuros ou claros e usa as peças de metal.

2. Tradicional

Aqui o design tem toque clássico. A utilização de móveis de madeira com o estilo utilizado pelos artesãos tradicionais é um dos seus elementos. Mármore, gesso e porcelana são materiais que costumam estar presentes neste tipo de composição.

Os interiores incluem painéis de madeira e molduras com elaboração, que realça a beleza da decoração clássica europeia. Além disso, peças antigas são usadas na concepção e as cores usadas são sóbrias e elegantes.

3. Moderno

As linhas limpas e nítidas sobre os designs da sua casa retratam o estilo moderno. Os materiais utilizados neste tipo de projeto são principalmente o vidro e o aço. Pode até parecer muito simples, mas é de uma beleza inegável.

Você terá um visual novo e fresco com toda a decoração. O design elegante e exclusivo dos móveis pode conquistar o coração de muitas pessoas que procuram uma mudança. Ah, uma dica interessante é unir diferentes tipos de decoração, como o rústico e o moderno.

4. Industrial

Como o nome sugere, esse tipo de projeto remete a fábricas, armazéns e afins. A aparência deve trazer uma sensação de “inacabado”, como na apresentação de tijolos expostos.

Pode ter teto alto, madeiras velhas ou de reaproveitamento, luminárias de metal, peças de arte abstrata e esquema de cores neutras será ideal aqui.

5. Minimalista

Este é uma das tendências mais recentes, que se caracteriza pela ideia de ter um ambiente “clean”, nada carregado.

Cores neutras e claras, linhas retas e poucos acessórios são as principais características deste estilo. O design minimalista é para pessoas que gostam da essência da simplicidade.

Como saber qual o meu estilo de decoração

Agora que você tem uma ideia clara de quais são suas preferências de design de casa, veja 3 passos cruciais para acertar de vez na decoração da sua casa.

1. Pegue as dicas do seu armário

A primeira coisa recomendada é pegar dicas de design do seu armário, isso mesmo! Dê uma olhada em suas roupas favoritas e observe quais cores, tecidos e padrões você usa repetidamente. Isso pode dizer muito sobre as suas preferências estéticas.

2. Reúna inspirações

Em seguida, busque referências para ajudá-lo a definir seus gostos em decoração de interiores. Veja se você consegue identificar uma tendência, esquema de cores ou tema geral.

Nesse exercício de observação, certos elementos irão fazer seus olhos brilharem mais que outros. Tenha atenção a isso!

3. Faça um inventário da sua decoração atual

Caminhe pela sua casa e tome notas. Em cada cômodo, faça uma lista de móveis, artigos artísticos e acessórios que você ama, além de uma lista separada daqueles que você gostaria de substituir.

Como fazer um projeto de decoração de interiores

Decoração de interiores tem tudo a ver com mudança, ou seja, é melhor quando você tem planos de viver em uma nova casa. É fato que o planejamento não pode ficar de fora, pois um bom design resulta de ideias que condizem com a realidade do espaço.

Passe algum tempo para identificar os elementos de estilo que você ama e faça planos para trazê-los para o seu novo ambiente. Se possível, contrate um profissional da área.

E aí, pronto para permitir-se viver a sensação de poder decorar à vontade um apartamento de alto padrão? Trouxemos uma oportunidade única para você!

Nosso lançamento residencial, o La Bresse, oferece toda a exclusividade e sofisticação que você busca, além de estar localizado em um ponto singular do bairro Vila da Serra, em Nova Lima – MG.

Encontre mais informações no nosso site e nas nossas redes sociais: