Serra do Curral: uma das melhores vistas de BH

Tempo de leitura: 4 minutos

A Serra do Curral é um dos cartões postais de Belo Horizonte, ela é a moldura verde da capital mineira. Sua beleza é indiscutível, tal qual a sua importância para a população. 

Reconhecida como uma das maiores reservas ambientais urbanas do mundo, a Serra do Curral fica bem próxima do bairro Serra. Por isso, o bairro é a opção de moradia perfeita para quem quer respirar a natureza sem precisar sair da cidade.

Conheça, neste artigo, um dos bens mais valiosos de Belo Horizonte e saiba mais sobre um dos principais bairros da região Centro-Sul da cidade.

A história da Serra do Curral e sua importância para Belo Horizonte

Você sabia? Uma das melhores vistas de BH, a Serra do Curral, é tombada como paisagem cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também é nomeada como conjunto paisagístico pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. 

Quando ainda era chamada de Serra das Congonhas, por volta do século XVII, os portugueses e moradores de Minas Gerais já conheciam e exploravam a região. O nome atual foi dado quando o bandeirante paulista João Leite da Silva Ortiz estabeleceu sua Fazenda do Cercado no Curral Del Rey.

Desde que a capital mineira foi fundada, a área natural é símbolo da cidade devido à sua exuberância e suas características, sobretudo a abundância de recursos minerais e hídricos. A fauna e flora representam a biodiversidade da região, com espécies típicas do Cerrado misturadas a um toque de Mata Atlântica.

Além de ter uma importância histórica em relação à preservação ambiental, também é relevante para a comunicação local, já que possibilita a transmissão de sinais de TV e rádio para a capital e outras regiões de Minas Gerais.

A Serra é, ainda, um ponto turístico, pois abriga o Parque das Mangabeiras e o próprio Parque da Serra do Curral, que conta com 10 mirantes com vista para diversas atrações de BH e região metropolitana.

Como é morar no bairro Serra: facilidade de acesso e localização

Coincidência ou não, o bairro Serra é o vizinho da Serra do Curral. E só de conhecer um pouco sobre esse espaço de rica natureza, já dá para sentir o gostinho do que é morar por lá.

Localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o bairro é reconhecido como um dos mais atraentes em termos de facilidades e recursos. Comércio, gastronomia e lazer não faltam por lá e a qualidade que realmente chama a atenção é a sua facilidade de acesso.

O bairro Serra fica próximo ao centro e perto de bairros como Funcionários, São Lucas e Cruzeiro. É muito fácil chegar as vias que levam aos mais diversos pontos da cidade, como a Avenida Afonso Pena, Avenida do Contorno, Avenida Nossa Senhora do Carmo e a própria Avenida Bandeirantes, que pertence à região.

Sendo assim, a mobilidade é garantida, seja de carro, andando ou de transporte público. 

Curiosidades do local

A Serra do Curral é uma área bastante acessível aos moradores da capital. Por isso, aqueles que moram no bairro Serra se beneficiam ainda mais, já que estão bem próximos à região.

Além de apreciar a vista deslumbrante, podem desfrutar da natureza ao redor e do seu clima agradável. Aliás, vale mencionar que a Serra do Curral compõe o maior complexo de parques urbanos da capital e um dos maiores de toda a América Latina.

Não por acaso, o bairro Serra exala um ar de interior, de região serrana, misturado à agitação da cidade. Isso é que o torna um local bem peculiar e único, que oferece qualidade de vida.

Apartamento na Serra (BH): como achar boas opções?

O Serra é um bairro nobre de Belo Horizonte, por isso, a Construtora Agmar oferece por lá apartamentos de alto padrão que combinam e se adéquam às exigências dos mais diversos tipos de consumidores. Então, se você busca por apartamento de luxo no bairro Serra, saiba que não terá dificuldade para encontrar. A Construtora Agmar tem um novo empreendimento na região: o Edifício Lumens – alto luxo no Bairro Serra.

EDIFÍCIO LUMENS – ALTO LUXO NO BAIRRO SERRA

O prédio possui 2 apartamentos por pavimento, pensados para oferecer a melhor qualidade para você e sua família. 

Se o seu sonho é viver pertinho da Serra do Curral, em BH, e admirar uma vista especial todos os dias, conheça o nosso residencial. Visite nosso site para mais informações e acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais: