Tempo de leitura: 4 minutos
Hoje, podemos dizer que morar em condomínio é uma das formas mais organizadas e vantajosas que conquistamos de residir em conjunto.
É a sua primeira vez vivendo em condomínio? Saiba que você pode tirar muito proveito disso, tanto que selecionamos as melhores dicas para acertar em cheio na convivência com vizinhos e cuidados com o espaço que vocês dividem.
Vamos conversar sobre isso?
Como é morar em condomínio?
Morar em condomínio possibilita algumas vantagens, como a comodidade, segurança e facilidade na organização do espaço em que se vive.
Esse tipo de organização da vizinhança demanda algumas regras de convivência para a gestão do bem comum e para a tranquilidade de todos no prédio. Ou seja, como todas as relações em sociedade, é preciso seguir algumas regras.
Vantagens de morar em condomínio
Existem muitos benefícios ao entrar no condomínio pela primeira vez. Com isso em mente, vamos dar uma olhada nas vantagens.
Economia
Se você vive em condomínio pode garantir o seu futuro financeiro. Os condomínios tendem a ser mais baratos do que suas contrapartes, como as casas, e os apartamentos têm oportunidades de revenda muito mais fácil.
Segurança
Condomínios de alto padrão oferecem recursos de segurança, como:
- Sistema de alarme e telefonia 24 h;
- Porteiro ou serviço de guarda;
- Câmeras, etc.
Além disso, morar entre um grupo de vizinhos também proporciona uma sensação de segurança, principalmente para quem vive sozinho.
Manutenção
Os condomínios costumam ter profissionais que cuidam de sua manutenção, como os zeladores. Eles são responsáveis pela manutenção da área externa, garagem, jardim, as áreas externas comuns, e até mesmo o seu apartamento, dependendo da reforma.
Comodidades
Como condômino, você tem direito às todas as áreas comuns que o condomínio oferece, como quadras de tênis, piscinas, academia, sala de teatro e muitos outros espaços. Vale bastante a pena!
Deveres dos moradores que vivem em condomínio
Quando você entra em um condomínio, compartilha interesses em comum com os outros moradores do mesmo espaço.
Por exemplo, as áreas comuns certamente são excelentes, mas possuem um custo para mantê-las. Como morador novo, você provavelmente terá que arcar com a taxa mensal que vai para a manutenção e reparo das áreas comuns, como todos os seus vizinhos.
Além disso, como você estará morando em uma comunidade e que possui um conselho condominial, é normal que você tenha que seguir as regras estabelecidas, que podem afetar horários de silêncio, tutorar pets, visitantes e tudo mais.
Como ter uma boa convivência com os vizinhos?
A vida em condomínio é uma mistura de viver em seu próprio mundo privado, coexistindo com vizinhos Para mostrar respeito por eles e manter a harmonia da comunidade, observe algumas regras de etiqueta que podem facilitar a vida de todos – além, claro, das próprias regras do condomínio.
Para começar, é sempre bom entrar em contato, se apresentar. E se você gosta de entreter pessoas com certa frequência, convide-as para criar um relacionamento saudável de vizinhança.
Por outro lado, você também não quer dar uma grande festa que vai até à madrugada e que possa ser ouvida em todo o prédio. Se você gosta de diversões assim, pode não ser a escolha certa para morar em um condomínio.
Além disso, é importante ser gentil com as pessoas que trabalham no condomínio. O porteiro, o pessoal da manutenção, o recepcionista… são pessoas com quem você terá que interagir continuamente.
Esperamos que seu tempo morando em um condomínio seja aproveitado ao máximo. Mudar para um novo lar pode ser desafiador, mas também recompensador.
Conheça os empreendimentos da Agmar
Você sabia que os empreendimentos da Agmar são essas escolhas perfeitas para você que está pensando em se mudar para ter comodidades de alto padrão em BH?
Residenciais como o Lumens, por exemplo, localizado no bairro Serra, bem na região centro-sul de Belo Horizonte, formam esse padrão de estilo de vida!
Encontre mais informações no nosso site e nas nossas redes sociais: