As principais dicas para a iluminação do banheiro

Tempo de leitura: 4 minutos

Veja quais aspectos devem ser considerados no projeto de iluminação do banheiro, além de dicas para criar um projeto luminotécnico ideal para cada espaço desse ambiente.

Iluminação do banheiro
Imagem: Reprodução da Internet

O projeto de iluminação do banheiro deve ser cuidadosamente planejado. Afinal, para que se desenvolvam as atividades diárias de cuidado pessoal e higiene, é preciso que haja uma iluminação ideal, não é mesmo?

Para o planejamento do projeto luminotécnico, é preciso considerar a utilização do banheiro pelos seus moradores em diferentes horários do dia.

Além disso, para cada espaço é possível investir em uma iluminação que favoreça a atividade e contribua para maior bem-estar.

Por isso, preparamos algumas dicas valiosas que ajudarão a compreender melhor as necessidades da iluminação do banheiro e evitar erros no projeto luminotécnico.

Iluminação natural x artificial no banheiro

Para maior eficiência na iluminação do banheiro, é preciso considerar tanto a entrada de luz natural, quanto artificial.

Favorecer a iluminação natural no banheiro significa, além de investir em janelas em pontos específicos, atentar-se à decoração para que os objetos não dificultem a entrada de luz. Por isso, evite deixar embalagens de cosméticos ou objetos decorativos na lateral das janelas.

Com relação à iluminação artificial, é preciso que ela seja uniforme, de modo a abranger todo o espaço. Ou seja, pode ser usado um sistema de iluminação central, complementado por uma iluminação secundária no espelho ou no box.

luz natural
Imagem: Reprodução da Internet

Qual a diferença da iluminação branca e iluminação amarela?

No banheiro é melhor utilizar a iluminação amarela ou branca? É importante saber que cada cor possui uma temperatura e função específicas.

A iluminação quente produz uma luz em tom amarelado, sendo ideal para trazer aconchego ao ambiente. A luz fria possui um tom branco e pode ser usada para trazer claridade ao espaço.

Para escolher a cor da lâmpada é preciso considerar também a decoração do banheiro, para garantir a harmonização do ambiente. Além disso, avalie cada espaço e defina onde serão os pontos de luz e qual será a sua tonalidade.

Iluminação para bancada e espelho do banheiro

Iluminação para espelho
Imagem: Reprodução da Internet

A iluminação para bancada e espelho do banheiro devem considerar que se trata de um local de apoio para rotinas diárias de estética e higiene.

Outro aspecto a ser considerado, é em relação à iluminação do espelho. Lembre-se de que há um grande potencial de reflexo da luz. Ou seja, ao usar uma luz muito brilhante, haverá ofuscamento.

Assim, para o espelho do banheiro, a principal dica é combinar a luz projetada de cima com uma iluminação frontal. Ou seja, o foco da luz no teto emite fachos de luz que criam sombras no rosto.

Isso dificulta no momento de fazer a maquiagem ou a barba. Por isso, invista em uma iluminação difusa nas laterais do espelho.

Não se esqueça de avaliar a intensidade da emissão de calor das lâmpadas usadas nessa área. Certamente lâmpadas muito quentes causarão desconforto durante as tarefas diárias.

Iluminação do box do banheiro

Para escolher a iluminação do box do banheiro, lembre-se de que ela deve causar a sensação de relaxamento. Afinal, nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou de diversas atividades e tomar um banho relaxante, não é mesmo?

Por isso, a iluminação do box do banheiro deve ser clara o suficiente para realizar a higiene pessoal, porém, ter a tonalidade adequada para transmitir aconchego. Para isso, uma dica é apostar em focos com controle remoto. Assim, será possível ajustar a intensidade e a cor da luz.

projeto luminotécnico
Imagem: Reprodução da Internet

Dicas extras para o projeto luminotécnico do banheiro

Veja abaixo as principais dicas para a iluminação do banheiro:

  • A iluminação do banheiro deve ser combinada à decoração, para garantir a harmonia do ambiente
  • A iluminação de cada área deve levar em consideração a funcionalidade do espaço
  • Deixe a área da bancada bem iluminada para não comprometer atividades diárias
  • As cores das paredes, do teto e do piso influenciam na iluminação. Por isso, caso o banheiro possua tons mais escuros na decoração, invista em maior intensidade de luz
  • Para ampliar a sensação de aconchego do banheiro, invista em luz indireta e quente
  • Para um banheiro mais sofisticado utilize sancas ou rasgos de luz

Como vimos, a iluminação do banheiro deve ser pensada de forma a gerar conforto visual e favorecer as atividades diárias. Assim, esse ambiente proporcionará bem-estar a seus moradores durante as atividades de higiene e cuidado pessoal do dia-a-dia.

Veja também: As principais dicas para iluminação de ambientes.

Acesse nosso site e conheça edifícios residenciais de alto padrão em Belo Horizonte, para oferecer conforto e qualidade de vida a você e à sua família. Acompanhe-nos no Instagram e Facebook.