Cozinha funcional: como aplicar

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma cozinha funcional traz praticidade e agilidade nas tarefas do dia a dia em um apartamento. Porém, não é muito fácil aplicar este conceito, que exige pelo menos um estudo antecipado do que realmente é importante em sua cozinha.

Se você acabou de adquirir seu apartamento ou pensa em adquirir um em breve, é interessante observar o projeto da cozinha para então já planejar como será mobiliada, de acordo com suas necessidades.

Com esse texto queremos passar algumas dicas rápidas que podem ajudar nesse planejamento adequado da sua cozinha funcional.

cozinha funcional

Defina as prioridades

Antes de qualquer orçamento de móveis e eletrodomésticos, você precisa listar as principais atividades realizadas na cozinha de sua casa. Isso parece óbvio, mas acredite, não é! Entenda qual é a rotina da sua família em casa. Que tipo de refeição é preparada rotineiramente e que tipo de eletrodomésticos é mais utilizado.

Um casal jovem que acaba de se casar e possui uma vida agitada, por exemplo, não cozinha diariamente em casa no almoço. Já a mãe que cuida da casa e seus filhos certamente utiliza a cozinha inúmeras vezes, gosta de cozinhar e precisa de agilidade para se mover, enquanto cozinha e cuida dos filhos.

Portanto, pense nas reais utilidades da sua cozinha para planejá-la com clareza e eficiência.

Menos é mais

Quanto mais itens tiver o ambiente da cozinha, mais difícil fica a utilização da mesma. Portanto, livre-se de itens que não são mais usados ou ainda pense em móveis simples que consigam deixar a cozinha bonita e ao mesmo tempo funcional, tendo tudo em mãos facilmente.

Os móveis de uma cozinha funcional possuem um papel definitivo para trazer as facilidades necessárias ao dia a dia.

Organização nunca é demais

Mais do que poucos itens na cozinha, a organização faz-se primordial para garantir funcionalidade e praticidade ao ambiente. Agora que você já sabe as funções prioritárias da sua cozinha é fácil organizar os móveis, os eletrodomésticos e os utensílios do ambiente.

Uma boa dica é sempre deixar a pia entre o fogão e a geladeira, uma vez que os alimentos passam por ela para serem preparados ou armazenados. Ao definir os móveis, opte por deixá-los mais laterais e cantos, deixando livre o meio da cozinha.

Mantenha os utensílios como talheres e panelas em lugar de fácil acesso, de preferência mais alto para não precisar se abaixar constantemente.

cozinha funcional

Leia também: Dicas para decorar uma cozinha

Use o espaço vertical

E em uma cozinha verdadeiramente funcional, não pode faltar o uso dos espaços verticais. Trabalhe com prateleiras e itens pendurados em altura mediana. Usar espaço ociosos de paredes pode tornar mais prático o uso de tudo no dia a dia, além disso, otimiza também o espaço em sua cozinha.

Agora você já tem elementos suficientes para planejar sua cozinha funcional em seu apartamento. Mas lembra-se de que saber como será a cozinha ainda na planta é ideal para acertar na organização dos itens.

Se você pensa em trocar de apartamento ou adquirir seu primeiro apartamento de alto padrão, avalie os projetos dos empreendimentos. Alguns deles já podem vir com muitos itens prontos ou não.

A Construtora Agmar possui vários empreendimentos de luxo que entregam a cozinha já com o projeto de armários ou até mesmo a montagem do ambiente com fogão, forno, exaustor, triturador e os armários. Como exemplo temos o Edifício Brugge.

Mas, o mais interessante aqui é que você pode, ainda na planta, modificar o projeto e colocar sua cozinha do jeitinho que planejou antes mesmo da construção ser iniciada.