Os benefícios de morar no bairro Serra, em BH

Vista-bairro-Serra

Morar no bairro Serra, na capital mineira, é um privilégio de poucos. Considerado um bairro nobre, situado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o bairro ganhou esse nome devido ao Córrego da Serra, com nascente no atual Parque das Mangabeiras, e que atualmente se encontra canalizado.

Historiadores afirmam que a região da Serra foi a porta de entrada da cidade que hoje conhecemos como Belo Horizonte. A afirmativa é baseada no plano original de Aarão Reis, o engenheiro e urbanista paraense nomeado para fazer o levantamento do local apropriado para a construção da nova capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, onde estava prevista a ocupação do bairro Serra.

Ainda de acordo com o plano de Aarão Reis, o local seria destinado para chácaras, e assim foi até a década de 1920. A região começou a ter uma ocupação maior com a construção do Colégio Sagrado Coração de Maria, inaugurado em 1930 com o nome Sacré Coeur de Marie. Outras importantes referências foram a criação do Olympico Club, em 1948, e do Minas II, na década de 1970.

Hoje em dia, o bairro Serra, onde fica localizado o Edifício Arthur Bosmans, é considerado uma região de classe alta, com maior presença de prédios de alto padrão, colégios particulares e comércio mais sofisticado. Além disso, a região foi incluída como Área de Diretrizes Especiais na Lei de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte, com limites altimétricos para preservar a bela vista de um dos cartões postais da cidade, a Serra do Curral.

Em resumo, o bairro Serra abriga empresas de grande porte, prédios e casas de alto padrão, excelentes escolas, possui dois dos melhores clubes da cidade e é uma das melhores regiões para morar na capital mineira. Não foi à toa que a Agmar escolheu a região para construir o sofisticado Edifício Arthur Bosmans.


Confira na Agmar os
melhores imóveis de alto luxo de Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *