Tempo de leitura: 4 minutos
Playground: um espaço de lazer, que promove a prática de atividades físicas, diversão, desenvolvimento e socialização entre as crianças.
Quem tem filhos pequenos e conta com essa comodidade no condomínio, reconhece os benefícios de cada um desses pontos. E o melhor: sabe que seus filhos estão brincando em segurança.
Porém, para que as atividades no parquinho transcorram adequadamente, devem ser estabelecidas regras de uso e de manutenção, como é feito em todas as demais áreas comuns do condomínio. Você sabe quais são elas?
Continue a leitura para se informar sobre o assunto!

Playground: diversão com regras é a melhor opção!
O playground, parquinho ou espaço kids é uma área do condomínio dedicada àdiversão das crianças. Nesse ambiente – geralmente externo – os espaços são criados para o entretenimento infantil, e compostos por equipamentos como gangorras, escorregadores, tanque de areia, caixa de areia, túneis, trepa-trepa, e tantos outros.
Os brinquedos podem ser de madeira, de estrutura metálica ou até de plástico, mas há um cuidado essencial que deve se fazer presente em todos os parquinhos: eles devem ter o revestimento de piso adequado para evitar acidentes, ou seja, ser confeccionados com gramado sintético, espumas ou borrachas!
Além disso, a escolha dos brinquedos deve ser feita de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). AABNT determina algumas regras para playground relacionadas à vistorias periódicas, manutenção e até ao uso de materiais utilizados nos brinquedos, já que os mesmos devem ser atóxicos.
Regras de uso
Como qualquerárea comum de lazer, para seu bom funcionamento, o espaço kids precisa ter regras de uso, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos.
As regras são determinadas de acordo com a necessidade de cada condomínio. Todas elas devem ser estipuladas,votadas e aprovadas em uma assembleia e, uma vez definidas, elas devem estar afixadas no espaço do playground, para que todos possam vê-las.
De modo geral, existem algumas regras que podem ser aproveitadas em qualquer contexto. São elas:
- Crianças menores de 6 anos não podem frequentar o parquinho sem acompanhamento de um adulto;
- O espaço kids pode ser usado por crianças de até 12 anos;
- Defeitos nos brinquedos devem ser informados ao zelador ou à direção do condomínio.
Um bom start para definir as regras gerais de uso, certo?
Conservação e manutenção
Conforme mencionamos, a ABNT possui normas que garantem a segurança nos espaços kids, além de orientações de como deve ser feita a conservação e a manutenção desses locais para evitar acidentes.
Por exemplo, o playground deve ser limpo e inspecionado diariamente em busca de parafusos soltos e sem proteção, presença de ferrugem, dentre outros defeitos que podem colocar a segurança dos pequenos em risco.
O condomínio deve guardar um livro provando que as inspeções estão sendo feitas regularmente e, caso algum defeito seja identificado, o brinquedo deve ser interditado imediatamente até que o problema seja resolvido.
Vale ressaltar: o síndico é responsável por todas essas atribuições e não se pode permitir a falta de manutenção.
Vantagens do playground no condomínio
Sim, é preciso ter muitos cuidados com o parquinho, mas, mesmo assim, ele ainda é um ambiente muito importante para as famílias.
Com todos os perigos de se viver numa capital, a segurança dos pequenos é a maior preocupação dos pais, por isso, um condomínio com playground deixou de ser um diferencial, e se tornou uma necessidade.
Vale ressaltar que o parquinho é uma alternativa sadia conveniente ao problema do entretenimento em telas, como videogames, smartphones e tablets, que pode causar diversos malefícios às crianças.
Além disso, o espaço é um localimportantíssimo para o desenvolvimento cognitivo, social e motor da criança.
O playground é um ambiente seguro delazer para todas as crianças.
Mas, para que ele seja agradável para todos, regras de convivência devem ser determinadas e seguidas – o que também é uma ótima oportunidade de ensinar aos pequenos como se relacionar com os amigos e preservar o patrimônio que eles têm em comum.
Já pensou nisso?
Se você gosta de ler artigos como este, continue acompanhando o nosso blog e nos siga também nas redes sociais. Estamos no Instagram eFacebook.
Até breve!