Conheça as vantagens de comprar imóvel na planta

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando você pensa em adquirir um imóvel, logo se depara com diversas opções. O mercado oferece a possibilidade de comprar unidades prontas, novas ou usadas, além de uma alternativa mais vantajosa, o apartamento na planta.

Em termos de valorização, economia, personalização e outros fatores, a compra do imóvel próprio, antes mesmo de ele ser entregue pela construtora, é realmente tentadora. Isso sem contar o tempo hábil para planejar a mudança e até mesmo a flexibilidade de negociação.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira o que abordaremos neste artigo:

  • O que é um apartamento na planta;
  • Como comprar;
  • Vantagens de comprar apartamento na planta;
  • Dicas para encontrar a melhor opção.

Afinal, o que é um apartamento na planta?

Existem duas formas de adquirir um apartamento novo. Uma delas é o imóvel pronto, quando a construtora já finalizou toda a obra, e a unidade está completa para receber os moradores.

Outra opção é comprar o imóvel na planta, isto é, uma propriedade que ainda será construída ou está em processo de construção. Nesse caso, você tem acesso à planta, o projeto.

É possível saber quais são as medidas da unidade em que você está interessado e a disposição dos cômodos. Hoje em dia, graças aos recursos tecnológicos, o potencial comprador pode fazer um tour virtual para vislumbrar qual será o resultado da obra.

Como é possível comprar um apartamento na planta?

A aquisição de um apartamento na planta pode ser feita de diferentes maneiras, o que, por si só, já é uma vantagem para os futuros proprietários. Justamente por isso, a escolha certa dependerá do seu perfil de comprador, assim como ocorre em qualquer outra compra dessa magnitude.

A seguir, veja quais são as 3 opções!

1. Pagamento à vista

A compra à vista é uma possibilidade para quem já vem planejando adquirir um imóvel e se organizou financeiramente para tal. Trata-se de um investimento alto, portanto, só é viável quando o comprador possui uma boa reserva.

A boa notícia é que, ao quitar o apartamento de uma só vez, o poder de negociação é bem mais expressivo. Vale lembrar que outros gastos precisam estar incluídos nesse planejamento, como a quantia necessária para movimentar a documentação, por exemplo.

Caso essa não seja a sua realidade, não se preocupe, outras formas de comprar um apartamento na planta podem te atender melhor.

2. 30% de entrada e financiamento do restante

O financiamento imobiliário disponibilizado pelas instituições financeiras é, de fato, a opção mais requisitada entre os compradores. Normalmente, é feito o pagamento de 30% do valor total da unidade como entrada. O restante é pago após a conclusão da obra e entrega da chave.

3. Financiamento direto com a construtora

O financiamento com a construtora permite uma transação menos burocrática do que por uma instituição financeira. A análise feita pela construtora favorece a aprovação de crédito e o pagamento da entrada, já que o valor pode ser parcelado.

Geralmente, você paga parcelas relativas à entrada até que receba a chave. Depois, começa a pagar a parte do financiamento propriamente dito. O que você precisa ter atenção, porém, são as taxas de juros, o prazo de entrega do empreendimento e sempre estar em dia com as mensalidades.

Vantagens de comprar um apartamento na planta

Agora que você já sabe como é possível adquirir sua propriedade dos sonhos, entenda quais são as vantagens de comprar imóvel na planta. Acompanhe!

Investimento seguro

Muitas pessoas ainda temem comprar apartamento na planta devido a um possível atraso nas obras, causando a demora na entrega das chaves. Acontece que, além da responsabilidade de uma construtora séria e com boa reputação, os seus direitos de comprador são assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso não seja cumprido o prazo da obra, a empresa ainda tem 180 dias para concluir e entregar o imóvel para o proprietário. Passado esse período, o comprador pode exigir a rescisão do contrato ou receber outro produto no mesmo valor.

Economia

Imóveis na planta possuem preços mais acessíveis em comparação a empreendimentos já prontos. Afinal, a quantia recebida pelo financiamento é fundamental para o andamento das obras. Por isso, essa modalidade costuma apresentar preços abaixo dos praticados no mercado.

Você também economiza quando o assunto é manutenção, pois todos os elementos estarão novos em folha, desde o piso e a pintura até as instalações elétricas e hidráulicas.

Valorização do imóvel

Comprar um imóvel na planta para depois revendê-lo é uma prática comum entre os investidores. Ainda que essa não seja a sua finalidade, saiba que apartamentos na planta apresentam valorização de até 50% ao longo dos anos.

Isso acontece porque você comprou a propriedade com preço acessível e boas condições de pagamento, mas pode colocá-la à venda pelo preço de mercado. De todo modo, você adquire um patrimônio financeiro.

Oportunidade de personalização

Outra vantagem do apartamento na planta é a possibilidade de escolher os acabamentos de acordo com suas preferências e necessidades. Quando se compra um empreendimento pronto, há grandes chances de você ter que gastar para deixar o lar com a sua cara.

Esse fator favorece, inclusive, a decoração de ambientes que você pretende fazer, pois você pode planejar o acabamento conforme os itens que deseja incluir.

Infraestrutura moderna

Os condomínios feitos atualmente costumam ser completos, ou seja, oferecem diversas soluções para os moradores. Salão de festas, academia, espaço kids, área gourmet são algumas delas.

Desse modo, você e sua família nem precisam se preocupar em buscar recursos fora do condomínio.

Outras vantagens do imóvel na planta são:

  • Documentação sem burocracia;
  • Mais tempo de planejamento;
  • Oportunidade de escolher, entre todas as opções do prédio, a unidade que melhor lhe atende.

Dicas para encontrar a melhor opção de apartamentos na planta

Agora você já sabe que a compra na planta é uma opção vantajosa, certo? Para fazer uma escolha ainda mais assertiva, vamos te ajudar a encontrar a melhor unidade para morar. O que você precisa fazer, basicamente, é ter atenção aos seguintes questões:

  • Localização: pesquise sobre o bairro, opções de comércio, deslocamento, hospitais e escolas no entorno;
  • Segurança: procure saber se o condomínio conta com um sistema de segurança eficaz;
  • Estrutura do condomínio: observe quais recursos o condomínio oferece em termos de lazer e itens importantes no dia a dia, como canalização de gás;
  • Disposição da planta: tome conhecimento sobre a posição do apartamento, incidência de sol e qual é a vista das janelas.

Os melhores apartamentos estão na Agmar

Apartamento de alto padrão é o que você procura? Então veio ao lugar certo! A Construtora Agmar está com um novo empreendimento, um apartamento de luxo no bairro Funcionários.

O Edifício Arnoni é a pedida perfeita para quem procura qualidade de vida em uma localização diferenciada. Em 118 m² e com acabamento impecável, os apartamentos contam com 3 quartos, sala para 2 ambientes, cozinha com armários, pisos diferentes nas áreas íntimas e áreas frias.

Além disso, o prédio possui:

Para colocar em prática seu plano de comprar apartamento na planta ou pronto, fale com a Agmar! Encontre mais informações no nosso site e nas nossas redes sociais: