Tempo de leitura: 3 minutos
No dia 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data alerta para a urgência da preservação desse recurso finito e imprescindível para a sobrevivência.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo são privadas do direito à água, embora o acesso a esse recurso e ao saneamento sendo reconhecido internacionalmente como um direito humano.
Ainda que o nosso planeta seja constituído por aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de todo esse volume é adequado para o consumo humano.
Sendo assim, ações para economia e reutilização da água no dia a dia são de absoluta importância para garantir que as gerações futuras possam ter acesso a esse recurso.
Confira abaixo algumas dicas para que a economia se torne um hábito durante a realização das tarefas do dia a dia.
Conscientize a família
A primeira medida para economizar água é conhecer o consumo da família.
Para isso, consulte a conta e verifique o gasto mensal. Dessa forma, será possível fazer uma comparação entre os meses, além de planejar formas de economizar.
Além disso, é importante conscientizar a família sobre a necessidade de economia.
Regue as plantas em horários assertivos
Nos dias quentes, regue as plantas pela manhã ou à noite, para reduzir a perda de água através da evaporação. Já no inverno, basta regar em dias alternados.
Economize na hora de lavar a louça
Para economizar água na hora de lavar a louça, é importante limpar os restos de comida dos pratos e das panelas. Depois disso, molhe todas as peças de uma vez e feche a torneira enquanto ensaboa.
Descarte o óleo de cozinha da maneira correta
O descarte do óleo de cozinha não pode ser feito através do ralo das pias. Além de entupir o encanamento, ele polui a água. Nesse caso, é preciso procurar um local adequado que encaminhe o resíduo para reciclagem.
Feche a torneira para escovar os dentes
Uma grande quantidade de água é desperdiçada enquanto a torneira fica aberta durante a escovação.
Lave roupas com menor frequência
Evite lavar uma quantidade pequena de roupas. Deixe acumular o máximo de peças, para então usar a máquina de lavar. Além disso, uma dica importante é reaproveitar a água da máquina de lavar para outras tarefas domésticas.
Não jogue lixo nas ruas
O descarte incorreto do lixo, sobretudo nas ruas, prejudica os sistemas de abastecimento de água da cidade.
Como economizar água nas áreas comuns?
É importante que os moradores fiquem atentos à utilização de água nas áreas comuns do condomínio. Por isso, proponha o uso de regadores e baldes em substituição à mangueira para regar o jardim e limpar as áreas de lazer.
Além disso, é necessário cobrir a piscina do condomínio quando não estiver sendo utilizada. Dessa forma é possível reduzir significativamente a evaporação da água, o que representa economia de água.
Avalie também se o empreendimento possui poço artesiano, o que garantirá o abastecimento mesmo durante os períodos de racionamento. Outra medida é verificar se há medição individualizada da água, o que permitirá a cada morador pagar um valor proporcional ao seu consumo.
Instalações residenciais
Atitudes para economia de água devem ser tomadas também com relação às instalações residenciais, dentre elas:
- Identifique e conserte vazamentos
- Feche o registro quando for viajar
- Faça a manutenção do ar condicionado
- Troque ou conserte torneiras que estejam pingando
- Regule as válvulas das descargas
- Verifique o relógio de água. Caso os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento
Veja também: Os principais benefícios da natação para a saúde
A Construtora Agmar busca, em suas ações, incentivar sempre a prática sustentável e o respeito aos recursos hídricos.
Acesse nosso site e conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Instagram e Facebook.