Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Espaços de interação e convívio social, integrados aos ambientes de estar, as cozinhas modernas abandonaram os rigores de uma cozinha exclusiva para os cozinheiros. Com a tendência do living se tornando cada vez mais permanente nesses espaços, o design e decoração seguiram as transformações necessárias para que a cozinha adotasse não só melhores padrões de revestimento e mobiliário, mas de funcionalidade e personalização.
A seguir as tendências para a decoração da cozinha em 2017.
Estilos em alta
Entre os diversos estilos de projetos decorativos aplicados às cozinhas são tendências para o ano o serendipity, o industrial e o retrô. O minimalismo também continua e as previsões são que sua permanência se prolongue ainda por muito tempo.
Serendipity
Marcado pelo minimalismo e pela delicadeza, o serendipity aproxima-se do provençal, com exploração de tons claros e suaves, utilização de artigos de porcelana branca, cerâmica, acabamentos crus e madeira natural.
Simples e funcional, o estilo busca proporcionar leveza e naturalidade à utilização do espaço, incorporando ao projeto jardins e painéis verdes de temperos e ervas que enriquecem não somente a experiência culinária, mas também social, do receber convidados em casa.
Design Industrial
Inspirado no desenho de antigas fábricas e galpões industriais dos Estados Unidos, quando nas décadas de 50 a 70 se transformaram em espaços residenciais, o estilo industrial é aplicado, em geral, a espaços amplos, com pé-direito mais alto. Entre seus traços marcantes estão a utilização de tijolos e tubulações expostos, cimento queimado, reaproveitamento de madeira de demolição. Na cozinha, os painéis verdes de tempero ou decoração tornam o estilo mais acolhedor.
Retrô
Charmoso e alegre, o estilo retrô resgata elementos do passado, normalmente entre as décadas de 40 e 70. Geladeiras e armários de modelos antigos juntam-se à aplicação de azulejos estampados e utilização de utensílios esmaltados e de cores vivas.
A cozinha retrô busca construir um espaço divertido, casual e extremamente aconchegante.
Cores e formas
Com o objetivo de tornar o espaço contemporâneo e sofisticado duas cores serão tendência para as cozinhas neste ano: o preto e o cinza.
Ambas permitem integração de materiais diferenciados, como o vidro, a madeira e o inox. No caso do cinza, por ser mais neutro, é possível, ainda, a incorporação de pontos de cor, como destaques do projeto.
Entre as novidades de 2017 está, finalmente, o uso de formas arredondadas e estruturas fluidas, que favoreçam a circulação das pessoas e acentuam o estilo contemporâneo.
Conheça os melhores imóveis de alto padrão e luxo em Belo Horizonte. Siga-nos no Twitter e Facebook.